Logo SatellaSoft



Como criar um Objeto e Modifica-lo

Primeiras impressões do sistema


Ícone mulher Daniel Valim
Ícone data de publicação 05/05/2015
Ícone quantidade de visualização 2,408
Ícone bandeira do Brasil Português

Olá a todos, nesta segunda aula vou falar sobre como é a interface Zbrush 4, e as principais funcionalidades que mais se destacam e que serão mais utilizadas para a modelagem de suas esculturas.

 

A interface:

A interface do ZBrush é relativamente simples, nota-se na imagem abaixo que existe uma aba aberta nomeada de TOOL, é nela que vai se iniciar o processo de abrir um projeto já começado, ou salvar-lo! Repetindo, sempre que salvar um projeto, faça-o na aba tool.

 

Abrindo uma TOOL

Na TOOL você poderá abrir outros modelos 3D, no campo 3D meshes que partindo daí, poderá modifica-lo, para chegar em algo que você poderá trabalhar mais facilmente, podendo ser uma esfera, um cubo, um cilindro, etc. veja na imagem:

 

Supondo que você selecione uma esfera, você terá que clicar e arrastar o ponteiro do mouse na tela principal, assim, aparecerá a “bolinha” na tela, assim como essa:

 

Simples, não?

Após isso, clique no botão EDIT, ao lado de DRAW, que fica no canto superior esquerdo, os dois devem estar selecionados para que possa seguir com a modelagem.

EIXO X, Y e Z?

Toda ferramenta que o auxilie em um projeto em 3D, seja games, animações, layout 3D, utilizara 3 eixos, o X, Y e Z.

X:  É o eixo horizontal de uma imagem (no ZBrush você o utilizará para mover o objeto para os lados.

Y: É o eixo vertical de uma imagem (você o utilizara para mover as imagens para cima e para baixo.

Z: É a profundidade da imagem, tornando-a uma imagem em 3D dimensões (possibilitando ver todos os ângulos da imagem, suas dimensões, distancia).

Detalhe, se algo tiver apenas o eixo X e Y, ela será uma imagem 2D (duas dimensões), mas se tiver as três, X, Y e Z, será imagem 3D (três dimensões).

 

COMO MOVER A CAMERA?

 É muito simples! No canto inferior direito á tela, existe 4 botões feitos para isso, eles são:

 

 

SCALE: Centraliza a tool no meio da tela (muito útil quando você perde o objeto de vista, acontece...)

MOVE: Move a câmera no eixo X e Y, ou seja, para cima e para baixo.

SCALE: Aumenta ou diminui o ZOOM no objeto.

ROTATE: Ela rotacional a câmera envolta do objeto.

Dica: se você quer usar o movimento da câmera em algum lugar especifico no objeto é simples, apenas clique com o mouse na parte do objeto que desejar, e use a ferramenta que desejar, que a câmera se movera com foco na parte que você clicou.

 

ANTES DE COMEÇAR

Uma ferramenta interessante no ZBrush é a INICIALIZE, nela permite que você faça alterações na TOOL antes de usar algum pincel nela, podendo alterar ela nos eixos X, Y e Z, a quantidade de polígonos horizontais e verticais, faça alguns testes nessa ferramenta antes de começar a modelar, pois ela pode chegar a resultados interessantes.

Lembrando que ela só aparece para as TOOLS que eu mostrei anteriormente, e que ela só é visível se você NÃO clicar em MAKE POLIMESH3D, que logo falarei sobre ele.

 

É muito simples chegar em um formato diferenciado do original, apenas faça variações nas opções de mudanças, e tente compreender como funciona esse mecanismo, que você vai aprender bem rápido.

 

MODELANDO

Agora chegamos na parte mais interessante da aula, a modelagem!

Após fazer, ou não a alteração do objeto na INICIALIZE, clique no botão MAKE POLIMESH3D, localizado no canto superior direito, na aba TOOL, feito isso, ele transformará sua TOOL em um objeto modelável.

E em seguida você estará livre para clicar na ferramenta Quick Pick, que abrirá um leque de ferramentas diferentes que você utilizará no decorrer da sua modelagem, faça testes.

   DICA: antes disso, aperte o botão X no seu teclado, e ele ativara o modo espelhamento, ou seja, o que você alterar de um lado, será alterado do outro, muito utilizado para fazer rostos, fazendo com que o lado direito do rosto fique igual ao lado esquerdo, e vice versa.


 

A ferramenta mais interessante para começar a modelar o formato de algo, é o MOVE, e o STANDARD, faça alguns testes.

Você pode também alterar o tamanho, o foco e a intensidade do pincel, que fica localizado no lado de cima da dela, veja só:

 

Na primeira parte:

  • Zadd: Por exemplo, usando a ferramenta STANDARD, ela irá fazer deformações para fora do objeto, ou seja, vai adicionar relevo na sua escultura.
  • Zsub: É exatamente o contrário da Zadd, ou seja, ela diminui o relevo na sua escultura.
  • Z Intensity: É a intensidade em que você usa a ferramenta, tornando o efeito da ferramenta mais forte, ou mais fraco.

Na segunda parte:

  • Focal Shift: Vai aumentar ou diminuir o foco da ferramenta.
  • Draw Size: Simplesmente aumenta ou diminui o tamanho da ferramenta.

Lembrando que você deve testar as variações de efeitos nos objetos

 

MAIS DETALHES:

No decorrer da modelagem, você notará que a escultura vai estar ficando pobre em detalhes, ou seja, QUADRADA, para resolver esse problema é simples, basta clicar na aba GEOMETRY, no lado esquerdo da tela, e em seguida DIVIDE, que consequentemente adicionará mais polígonos na sua escultura, tornando a mais maleável para trabalhar com detalhes, veja na imagem:

 

 

CONTINUA...

Muito obrigado a todos que acompanhou esta postagem, lembrando que qualquer dúvida ou sugestão, é só postar nos comentários, que vou responder a todos. Até semana que vem.

 

 




Sobre o autor


Daniel Valim

Nome: Daniel Valim

Site: www.satellasoft.com


 Estudante de Gestão da TI na Universidade do Oeste Paulista - FIPP, com 21 anos de idade, mora em Rancharia, interior de São Paulo. "Embora trabalhe a 4 anos com informática, sempre tive interesse por técnicas de modelagem 3D, animação 2D edição de fotos e games em geral" Apresentou um minicurso sobre ZBrush na universidade Unoeste - FIPP. "Sempre procuro ser o melhor em tudo que faço, mesmo com pouco material na mão, posso fazer muito, com um grande sonho em trabalhar em uma empresa de games ou cinema".


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!