Logo SatellaSoft



Conhecendo o Atari 2600

Conheça o Atari 2600, sua breve história e seus principais jogos.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 13/07/2015
Ícone quantidade de visualização 2,637
Ícone bandeira do Brasil Português

A marca Atari é até hoje conhecida pelo seu passado, com o desenvolvimento de grandes consoles e grandes nomes de jogos para seu Hardware.

Há algum tempo atrás, quando a capacidade de armazenamento e processamento dos componentes eletrônicos eram limitados e baixos, várias empresas decidiram arriscar no ramo de jogos e criar seus consoles e jogos para consoles existentes, mesmo sabendo dos riscos, que eram ter seus jogos fracassados e investimentos perdidos.

Naquela época os jogos eram lançados em cartuchos com chips revestido com capas de plástico, e por mais estranho que se pareça, as imagens das capas tinham uma definição muito boa, mas quando rodava os jogos, eram tudo quadriculado, não dava para notar detalhes e nem mesmo em alguns jogos quem era o Player.

A famosa Atari decidiu lançar o Atari 2600, no ano de 1977, com o preço de 199 Dólares com 9 títulos de jogos, resultando na venda de 30 milhões de unidades, com o jogo Pac Man tendo 7 Milhões de unidades vendidas para seu console.

 

Abaixo está listado alguns dos principais jogos lançados para o Atari 2600.

Space Invaders

Data de lançamento: 1978.
Produtora: Taito.
Gênero: Tiro.
Unidades vendidas: +1 milhão.
Objetivo: O jogo se passava em uma invasão alienígena, o objetivo do jogador era destruir todos inimigos com sua nave, e se defender dos ataques.

 

Kaboom

Data de lançamento: 1981.
Produtora: Activision.
Gênero: Ação.
Unidades vendidas: +1 milhão.
Objetivo: Um pouco diferente do que você pode estar acostumado, o jogador tinha que coletar todas as bombas que eram jogadas de cima de um prédio com um barril, a velocidade aumentava conforme o jogador avançava no game.

 

River Raid

Data de lançamento: 1982.
Produtora: Activision.
Gênero: Tiro.
Unidades vendidas: +1 milhão.
Objetivo: Atire primeiro e pergunte depois, este era o lema do jogo, onde o jogador deveria destruir tudo que viesse pela frente, mas era necessário coletar os combustíveis para a sua nave.

 

Adventure

Data de lançamento: 1979.
Produtora: Atari.
Gênero: Aventura.
Unidades vendidas: desconhecido.
Objetivo: Este para muitos foi considerado o primeiro RPG e é o primeiro jogo a conter Easter Eggs, era necessário encontrar um cálice enquanto fugia de três furiosos dragões.

 

Pitfall

Data de lançamento: 1982.
Produtora: Activision.
Gênero: Aventura.
Unidades vendidas: +4 milhões.
Objetivo: O jogador tinha um tempo de 20 minutos para coletar 32 tesouros em uma floresta cheia de Armadilhas, Cobras, Jacarés e insetos, este foi um dos jogos mais vendidos para o Atari 2600.

Pac-Man

Data de lançamento: 1980.
Produtora: Namco.
Gênero: Labirinto.
Unidades vendidas: +7 milhões.
Objetivo: O jogador controlava um personagem amarelo que ficava com a boca abrindo e fechando, com o objetivo de comer todas as frutinhas do labirinto enquanto fugia de alguns fantasmas, o mais legal era que o personagem sempre andava para frente e o jogador tinha que administrar em qual lugar ele iria entrar.
Versão Online: http://www.clickjogos.com.br/Jogos-online/Classicos/Pacman-come-come/

 

Acredite foram produzimos mais de 400 jogos para o Atari, inclusive alguns mancharam a imagem do console, mesmo a empresa entrando com ação judicial para não permitir o lançamento de alguns cartuchos.

A Atari foi a responsável pelos avanços dos jogos até os dias atuais, se não fosse pela a empresa, talvez não existiriam muitos dos jogos na qual gostamos muito.

Um fato curioso sobre a empresa, é que ela foi comprada várias vezes.

Bom, esta é uma breve história do console Atari 2600, espero que gostado e compartilhe seus conhecimentos nos comentários.

Até aproxima!




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!