Logo SatellaSoft



Criando Árvore no Blender

Aprenda como criar uma simples árvore usando recursos do Blender 3D.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 24/02/2015
Ícone quantidade de visualização 2,985
Ícone bandeira do Brasil Português

Com certeza esta é a dúvida de muitas pessoas que trabalham com Blender 3D, nesta matéria você verá como é simples e rápido criar e texturizar uma arvore. Para esta matéria você precisa ter um conhecimento em Blender, caso seja seu primeiro contato, recomendo ler esta outra matéria para iniciantes: http://satellasoft.com/?materia=conhecendo-o-blender.

Mão na massa, abra o Blender e exclua o cubo que está em cena, vamos mudar nossa tela de 3D View para User Preferences, para isto clique no ícone do cubo no canto esquerdo do palco e em seguida clique em User Preferences.

Na tela seguinte clique em Addons.

No canto superior esquerdo contém um campo de busca, para facilitar nossa vida, digite sapling no lado direito da tela deverá retornar algum resultado.

Um resultado chamado Add Curve Sapling aparecerá, logo em sua frente haverá um Check Box, clique em cima do mesmo para seleciona-lo e volte a visão 3D View.

Pressione SHIFT + A para abrir o menu de ADD, vá em Curve e clique em Add Tree.

Veja que ao Adicionar a Arvore ela aparecerá na tela somente os galhos e totalmente fina.

Nas paletas da esquerda deverá aparecer Sapling Add Ter, marque a opção Bevel e note que nossa arvore já ganhou formas.

No Select Box correspondente a Settings selecione a opção Branch Splitting, logo a baixo haverá uma barra para selecionar a quantidade de galhos, onde está Level, é a quantidade de galhos que nossa arvore terá, você pode clicar na setinha para direita para ir aumentando, no meu caso deixei em 4.

Agora vamos criar nossas folhas, para isto na caixa de seleção Settings selecione Leaves (Folhas), haverá um Check Box com a opção Show Leaves, marque esta opção, logo a baixo você verá um setinha para a direita em frente a Leaves, vá mudando para obter mais folhas em sua arvore.
Logo a baixo haverá uma opção de Base Splits, aumente para adicionar troncos a sua arvore.

Se você fez tudo corretamente, nosso resultado até agora é uma arvore completa, porém sem textura, mas com galhos, troncos e folhas.

Selecione o tronco da arvore clicando com o botão direito do Mouse em cima da mesma.

Na paleta Outliner clique na opção Material e em seguida em New.

Em Diffuse (Difundir) clique sobre o quadro branco, surgirá uma caixa para selecionar a cor e também a tonalidade, selecione a cor que deseja para seu tronco.

Agora selecione as Folhas e repita o mesmo processo que fez para o tronco, alterando para sua cor desejada e Finalmente terminamos nossa Arvore.

Espero que tenham aprendido e gostado, qualquer dúvida deixe nos comentários, não esqueçam de curtir esta matéria.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!