Logo SatellaSoft



Dicas de como Aprimorar a Interface do seu Web Site

Dicas essenciais para deixar a interface do seu site mais atraente


Ícone mulher Luciana da
Ícone data de publicação 25/04/2015
Ícone quantidade de visualização 2,392
Ícone bandeira do Brasil Português

Se você visita bons sites pela web, já deve ter percebido o quanto é importante uma boa “cara” aos sites. Isso faz com que o usuário se surpreenda, sem atrapalhar o desempenho e a usabilidade do site.

Uma interface deve ser agradável e harmônica, além disso, intuitivo e acessível, e acima de tudo bonita!

Mas como melhorar isso? Não exagere na utilização de elementos, isso pode poluir seu site. O equilíbrio é parte importante de uma interface. Além disso, uma interface deve ser limpa e comunicativa, é através dela que se passam as boas impressões e propósitos de uma identidade.

Listei alguns itens que julgo importante.

 

Tipografia

Explore a tipografia! Isso ajuda a enfatizar as informações que deseja passar ao seu usuário, abuse de tamanhos e cores e dos variados tipos de fontes. Mas sem exageros, aprenda a respeitar os limites das resoluções.

Colunas

Nem sempre é uma boa opção manter inúmeras colunas com informações importantes. Uma coluna lhe oferece mais controle. Além disso, você pode manter o foco da sua página no seu objetivo central. Colunas são bem vindas para exibir informações secundárias, como: Recomendados.

Agrupamentos

Agrupe as funções similares ao invés de fragmenta-las. Ao longo do tempo é comum aparecer em seu site novas sessões, que no fundo, fazem parte de uma mesma temática já existente. Procure deixa-las sempre juntas, nada de informações duplicadas, isso irrita o usuário!

 

Texturas

São sempre bem vindas, desde que usadas com consciência. Utilize-as para contextualizar alguma cena dentro do seu site, isso deve servir para dar um aspecto acolhedor, fugindo do convencional. No entanto, cuidado, a textura não pode dificultar a leitura. Veja um exemplo disso aplicado: I Love ArtWalk

 

Cores, ah as cores!

Chegou a minha parte preferida. As cores dão vida, delas emergem comunicação e identidade. Sites coloridos sugerem temas mais divertidos. Veja: TrionnDesign

 

Interações e Animações

A interação com seu usuário faz do seu site algo mais dinâmico e interessante, além disso, passa a sensação de domínio sobre o site, o que significa que para acontecer, depende do comando dele. Interações são utilizadas geralmente em sites de portfolio e de entretenimento, onde o usuário esta desvendando o site.

Só tome cuidado onde vai utilizar interação, não seria nada interessante ter grandes interações em sites de compras on-line.

As animações trazem movimento ao padrão estático do site. Mas cuidado para não deixar seu site muito lento, use com moderação!

 

Ilustrações ou Fotos?

As ilustrações não se restringem apenas a sites direcionados ao baixinhos, também podem ser exploradas para ilustrar informações e divertir a aparência do site.

Já as fotos devem ser utilizadas especialmente para vender a imagem da sua empresa ou de seus produtos. Belas fotos atraem olhos e dizem muito, despertam sentimentos... Imagine fotos de alimentos, não seria interessante olhar para uma propaganda de sanduiche olhando uma ilustração.

 

Dá pra clicar?

Distinguir o que é clicável e selecionável dentro do seu site, uma tarefa muito importante, além disso, deixa o cliente feliz!

Crie padrões de cores! Isso é uma forma colaborar com seu visitante.

 

Recomende!

Quanto mais informações dispostas de forma similar, maior a necessidade de análise e mais difícil será a decisão. Junto às opções, sugere algo o destacando!

Mais formulários?

Qualquer um de nós, ficaríamos bem irritados em ter que preencher mais de um formulário dentro do mesmo web site. Com seu cliente não seria diferente.

Quando houver a necessidade de solicitar um formulário, guarde-o e utilize-o outras vezes!

Utilize também as divisões de formulários, não assuste seu cliente com um formulário contendo 40 campos, isso pode fazer seu quase-cliente desistir.

Solicite os dados básicos e depois, com o auxílio de um login solicite preenchimento do perfil, por exemplo.

 

Essas foram algumas dicas importantes que devem ser bem pensadas antes de elaborar um website.

Até a próxima! :)




Sobre o autor


Luciana da Mata

Nome: Luciana da Mata

Site:


Especialista em Mídias Digitais Interativas e graduada em Sistemas para Internet. 
Atua na área de designer digital, possui experiência em animações, desenhos, tecnologias EAD, projetos gráficos, diagramação e desenvolvimento web. É apaixonada por tecnologia, games, música e cinema. Mora em Presidente Prudente - SP.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!