Logo SatellaSoft



Efeito de pano no Blender 3D

Criando um efeito de pano, parecido com uma cortina.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 24/02/2015
Ícone quantidade de visualização 2,061
Ícone bandeira do Brasil Português

Trabalhar com este tipo de efeito é o maior desafio para todos que trabalham com Modelagem 3D, isto pelo fato de ser algo muito sofisticado e a renderização tem que ser perfeita, pois se algo sair distorcido ou sem renderização em certas partes o que está em jogo é a sua animação, nenhuma pessoa gosta der ver algo distorcido e mal elaborado.

Vamos começar abrindo o Blender 3D, nesta matéria estou utilizando a versão 2.70, exclua o cubo que está na tela e adicione dois Planes, para isto pressione as teclas SHIFT + A, cliquem em Mesh e por último em Plane.

Ajuste os Planes como mostrado na imagem abaixo, para aumentar o tamanho do plane 1 Você pressiona a tecla S para escalonar e vai arrastando o mouse até obter o tamanho desejado.

Para o plane 2, você leva ele para cima do plane 1, pressiona R para rotacionar + o eixo que ele está que pode ser X, Y ou Z.

Nosso projeto já está estruturado, agora devemos aplicar os efeitos necessários clique no plane 2 e vá para o modo Edit Mode ou pressione a tecla Tab.  Clique na opção subdivide na paleta Tools a esquerda da tela em seguida em numbers cut vá clicando na setinha para direita até atingir 10, isto é o número de cortes que nosso objeto terá.

Agora vamos voltar para o modo de edição e escalonar apenas da horizontal para nosso cubo ficar largo, para isso pressione a tecla S e em seguida o eixo correspondente ao lado que pode ser X, Y ou Z.

Uma dica para saber qual eixo rotacionar, basta olhar nos eixos global do Blender que ele informa qual orientação o eixo N Corresponde, como podemos ver na imagem abaixo, o eixo Y corresponde a horizontal, então para escalornar na horizontal pressionamos S + Y.

Deixe o tamanho do plane menor do que o plane principal que é o chão.

Para que possamos notar o efeito de pano de forma que fique mais visível, vamos trocar a cor dos planes, pois ambos são da mesma cor e isso vai dificultar nós de identifica-los depois. Basta clicar no ícone correspondente ao Material do objeto.

Clique em New.

Em Diffuse você nota um quadro branco, clique nele para abrir a paleta de cores, e escolha uma cor de sua preferência em seguida clique em qualquer parte do quadro para fechar esta caixa.

Faça o mesmo processo para o Plane 1 que é o chão, em seguida você terá dois Planes de cores diferentes o que vai ajudar muito identificar o pano.

Agora vamos fazer a parte que vai aplicar os efeitos de pano, clique no Chão que é o plane 1, na paleta Physics clique em Collsion.

Clique no nosso pano que é o Plane 2, vá até a paleta Physcs novamente e clique em Cloth.

Já termos o efeito aplicado, para isto pressione a tecla ALT + A para ver o pano cair e seu efeito.

Note que ele está cheio de quadradinho, é são cada divisão do nosso pano, pressione a tecla ESC para sair do modo de animação, na paleta Tools a esquerda clique em Smooth, isto fará nosso pano ter uma suavização mais precisa.

Rode novamente a animação do pano caindo, ALT + A.

Agora nosso pano está praticamente perfeito, vamos aplicar um último efeito para ficar mais realista ainda. Vá clique na paleta Modifiers e clique em Add Modifier.

Clique na opção Subdivision Surface, com isto nosso pano ficará ainda mais realista.

Rode a animação e veja como nosso pano melhorou, note que a animação na primeira vez pode ser um pouco lenta e na segunda vez que é executa não, isto acontece por que o Blender deixa em cache a animação, se não houve nenhuma modificação no projeto ele não precisa renderizar tudo de novo, apenas pega o que está na memória.

Basicamente é isto, a matéria ficou grande pois quis detalhar o máximo possível e também ilustrar para que ninguém se perca nem se bagunce, se gostaram da matéria de um Like no início da matéria e não deixe de comentar e curtir nossa Página no Facebook.

Espero que tenham aprendido, qualquer dúvida deixe nos comentários.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!