Logo SatellaSoft



Global Game Jam 2016

Conheça o maior evento de desenvolvimento de jogos do mundo, na qual acontece uma vez por ano.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 01/02/2016
Ícone quantidade de visualização 2,000
Ícone bandeira do Brasil Português

Global Game Jam é um evento que acontece mundialmente, onde todos os interessados têm um tempo de 48 horas para desenvolver um jogo. O evento surgiu através de uma associação de desenvolvedores de games.

Site do evento: http://www.Globalgamejam.org

A organização do evento cria um tema, que só é divulgado no primeiro dia, este tema é comum para todos os países na qual participam do Global Game Jam, no ano de 2016 o tema foi Ritual.

Os temas estabelecidos são listados a seguir.

2009 - "Enquanto tivermos uns aos outros, nós nunca estaremos longe de problemas".

2010 - "A chuva na Espanha cai principalmente na planície" e "Decepção".

2011 - "Extinção".

2012 - "Uma imagem de Ouroboros".

2013 - "Som de um coração batendo".

2014 - "Nós não vemos as coisas como elas são, vemos como nós somos".

2015 - "O que nós faremos agora?"

2016 – “Ritual”

O primeiro Jam aconteceu em 30 de Janeiro a 1 de Fevereiro de 2009, com o tema apresentado na lista acima com mais de 3 mil desenvolvedores ao redor do mundo.

O evento não possui fins lucrativos e sua entrada é totalmente gratuita, na qual se limita a pessoas com idade mínima de 14 anos. Os lugares que serão cedidos para o evento, têm que atender as exigências da organização, na qual algumas delas são: Lugares para comer próximos, local acessível, computadores de qualidade, Wifi entre outros.

Veja o vídeo de apresentação abaixo.

No Brasil o evento aconteceu em diversos estados e lugares, como Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Fortaleza.

Neste ano o evento aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de Janeiro, na Sexta feira o evento começou as 14:00 e foi até as 18:00, no Sábado iniciou as 10:00 e terminou as 20:00 e por fim, no domingo começou as 10:00 e foi até as 18:00, porém no domingo o trabalho desenvolvido foi interrompido as 15:00 para submeter ao servidor do GGJ, conforme explicito nas normas do evento.

Tive a honra de poder participar do evento este ano e trazer algumas informações sobre o mesmo aqui para o SatellaSoft, na qual o evento presenciado ocorreu no SESC Belenzinho-SP.

O local cedido possui uma incrível estrutura, que fica bem próximo ao Metro Belém, o prédio conta com Comedorias, lanchonetes e vários restaurantes ao redor. A sala contava com sistemas Linux Ubuntu com Softwares gratuitos, Ar-condicionado, vários televisores, equipamentos de som, scanners, câmeras, projetores, cadeiras ergonômicas além de que os participantes poderiam levar seu equipamento, sem nenhuma restrição.

Laboratório de TI SESC

Os participantes não necessitam entender de Games e sim se interessar pela área, em várias partes do Brasil alguns participantes relataram que pessoas de outras áreas ajudaram no desenvolvimento, seja com ideia, edição de imagens, vídeos, sons e outros.

As equipes são montadas na Sexta feira e não necessita ser montada antes, na qual os participantes interagem com os demais e forma seus grupos. Após discutir o tema os participantes devem escolher a plataforma e dividir os trabalhos.

No Domingo ao final do evento, os grupos devem apresentar seus trabalhos para os demais participantes da sede.

Veja o vídeo gravado por Cristhian Lins, da apresentação no Sesc Belenzinho.

Os computadores contavam com várias ferramentas instaladas, como Audacity, Gimp entre outras além de um analista em TI disposto a ajudar com o que estiver ao seu alcance.

Computadores de desenvolvimento com Unity e GIMP

O melhor de todo o evento, é que os participantes dividem conhecimentos e fazem novas amizades, então caso se interesse por games, não deixe de participar do próximo evento, que ocorre em 2017.

Sacada Refeitório SESC

Por questões de direitos de imagens, outras imagens do evento não serão publicadas aqui, então assistam os vídeos e confiram as imagens disponíveis.

Até a próxima.

#globalgamejam




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!