Logo SatellaSoft



Gravando imagens ISO em DVD

Neste artigo você confere passo a passo de como gravar uma imagem ISO em DVD utilizando, um Software gratuito.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 19/12/2015
Ícone quantidade de visualização 1,930
Ícone bandeira do Brasil Português

Atualmente as mídias em DVD estão ficando cada vez mais escassa, mas isto não faz delas desnecessárias, ao contrário, muitas vezes necessitamos gravar uma imagem em um DVD, como é o caso do Windows, que quando comprado em algumas lojas é fornecido através de um ISO juntamente com sua chave.

Muitos usuários utilizam o Daemon Tools, Nero e outros softwares pagos para a realização desta tarefa, porém existe um software que possibilita realizar este serviço, detalhe que é gratuito.

Image Burn

Image Burn é o software que será utilizado para este artigo, partindo de seu Download, Instalação e gravando uma imagem ISO em DVD. Para começar faça o Download do executável disponível no botão abaixo, o arquivo está em .ZIP contabilizando 3.28 MB.



Instalação

A instalação é muito simples, se você nunca instalou um software antes, não terá nenhuma dificuldade em realizar esta tarefa.

Execute o instalador, que foi fornecido em um arquivo compactado, mas antes disto descompacte o arquivo para um diretório fácil de ser encontrado.

Na tela de boas-vindas, clique no botão Next (próximo).

Na janela seguinte, marque a opção I Accept the terms of the License Agreement (Eu aceito os temos de licenças), e clique em Next (próximo) para continuar.

Na janela seguinte, o Software solicita quais componentes você deseja instalar, mantenha o padrão, pois ele irá adicionar um atalho na área de trabalho e no menu iniciar além de instalar o Software para todos os usuários (caso haja mais de uma conta de usuário configurada). Clique em Next (próximo).

Na janela seguinte não há muito o que fazer, ela solicita que seja informando o diretório de instalação, caso você necessite mudar o diretório padrão, basta clicar em Browse e escolher o diretório, porém você pode utilizar o diretório padrão. Clique em Next (próximo).

Na janela seguinte é solicitado que informe o nome que deve aparecer no menu iniciar, caso queira você pode mudar, mas recomenda-se que não altere, sendo assim será de facil localização. Clique no botão Next (próximo).

Na janela seguinte é necessário ter um pouco mais de atenção, já que é marcado por padrão a instalação de um software secundário, que é não serve para nada do que precisamos (não nos auxilia em gravar ISO em DVD). Clique na Opção Instalação Personalizada (avançada), agora desmarque a opção Instalar o Opera Browse. Clique em Next (próximo).

Faça este mesmo processo para a próxima solicitação seguinte, note que isto só ocorrerá se você estiver conectado com a Internet e com boa conexão.

Será inicializado a instalação, e quando finalizada clique no botão Close (fechar).

 

Gravando a imagem no disco

Uma vez que o software foi instalado, podemos acessa-lo através de seu atralho no menu iniciar ou área de trabalho.

As partes seguintes é muito simples e rápida, para isto abra o Image Burn.

Quando a ferramenta for iniciada, clique na opção Write image file to disc (gravar arquivo de imagem no disco), é a primeira opção disponível.

Na janela seguinte, você deve infomar o diretório do arquivo .ISO, especificar a unidade gravadora e a velocidade de gravação.

Há um icone de uma pasta com uma lupa, na guia Source, clique nela para procurar sua ISO.

Na guia Destination, escolha qual gravador contém a mídia virgem e que ferá a gravação, caso tenha apenas uma, ela estará selecionada por padrão.

Na guia Settings você pode informar a quantidade de cópias que deseja efetuar e a velocidade de gravação. Esta velocidade varia do tipo de gravador que esta instalado na computador, caso você não saiba o que é isto, deixe marcada a opção padrão. Quando menor a velocidade mais lento é a gravação.

Quando finalizar as configurações clique no botão gravar, que esta em destaque na tela.

Quando a gravação for finalizada, a bandeija será aberta e uma mensagem informando a finalização. Basta clicar em OK, fechar o Image Burn e finalmente a mídia esttá gravada.

Básicamente o processo é este, caso haja alguma dúvida deixe nos comentários.

 




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!