Logo SatellaSoft



Notepad ++

Um bloco de notas diferente!


Ícone mulher Luciana da
Ícone data de publicação 17/03/2015
Ícone quantidade de visualização 2,133
Ícone bandeira do Brasil Português

Já faz um bom tempo que conheço e utilizo essa ferramenta muito bacana para escrever e visualizar códigos de diversas linguagens. Neste artigo, quero apresentá-lo a vocês, e espero que seja tão útil quanto é pra mim e para muitos desenvolvedores!

O Notepad++ é um software gratuito, desenvolvido atualmente por uma equipe de 14 programadores, eles são responsáveis em manter o software e realizar as atualizações para corrigir falhas e implementar novas funções. Atualmente o Notepad++ se encontra na versão 6.7 e pode ser baixado através do site oficial do Notepad++.

A grande sacada deste software é facilitar a legibilidade e manutenção de códigos-fontes em várias linguagens, aplicando formatações adequadas para as palavras reservadas de suas respectivas linguagens. Um exemplo disso é o PHP, ao abrir um arquivo com o Notepad++, o conteúdo do arquivo é automaticamente reconhecido e formatado de acordo com os padrões da linguagem, observe o exemplo abaixo:

O Notepad++ também permite a personalização de cores das formatações, disponível no menu Configurações > Configurador de Estilos.

Ao acessar esta janela, note que o software trás diversas configurações de cores pré-definidas, e várias opções de personalização. Além dessas opções o Notepad++ também oferece suporte para mais de 50 linguagens, subdivididas por letras iniciais no menu Linguagem. O software ainda possui recursos mais avançados como auto completar, alinhamento de código, gravação de macros e manipulação de palavras.

Além de todos esses recursos, algo muito interessante, principalmente para desenvolvedores, são as opções de upload de scripts para os servidores, também chamadas de comunicação FTP.

Na minha opinião, o Notepad++ atende em cheio as expectativas dos programadores.

Um layout organizado, sistema de abas que permite que o usuário abra vários arquivos na mesma janela e tenha fácil acesso a eles através do menu Janela ou pelas teclas Ctrl + TAB, numeração de linhas, algumas estatísticas como quantidade de letras, linhas e colunas contidas no documento, além da numeração de linhas na margem esquerda da janela, fechamento de tags automático e velocidade de processamento fazem dele uma das melhores ferramentas para quem precisa trabalhar com diversos tipos de linguagens.

Espero que tenham gostado.

Até a próxima.




Sobre o autor


Luciana da Mata

Nome: Luciana da Mata

Site:


Especialista em Mídias Digitais Interativas e graduada em Sistemas para Internet. 
Atua na área de designer digital, possui experiência em animações, desenhos, tecnologias EAD, projetos gráficos, diagramação e desenvolvimento web. É apaixonada por tecnologia, games, música e cinema. Mora em Presidente Prudente - SP.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!