Logo SatellaSoft



O que é modelagem Low Poly

Saiba o que é Low Poly e por que devemos aderir a este tipo de modelagem.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 14/07/2015
Ícone quantidade de visualização 3,877
Ícone bandeira do Brasil Português

Certamente você já deve ter jogado algum game onde cenas com maior número de detalhamento o jogo dava algumas travadas, isto acontece pelo fato das modelagens presentes apresentarem muitos polígonos ou muitos efeitos para serem processados e a sua placa de vídeo tem que renderizá-las em tempo real, o resultado foi que demorou um tempo a mais que o normal e acabou perdendo a sincronia, resultando em travamentos ou Bugs.

Low Poly é um tipo de modelagem que tem por objetivo diminuir muito a quantidade de polígonos presentes nos modelos, e é utilizado muito por modeladores, desenvolvedores de jogos e até mesmo por ilustradores.

Este tipo de modelagem garante que o modelo não vai ficar muito pesado, e o objeto vai ficar com aparência quadriculada, mas para burlar esta aparência é necessário aplicar uma boa textura ou fazer um ótimo Render.

O modelador 3D, Vinicius Ribeiro ressaltou algumas informações muito importantes e desconhecidas para muitas pessoas, em nota exclusiva para o SatellaSoft, Vinicius diz que a modelagem Low Poly não é nenhum pouco difícil, mas exige que o modelador tenha criatividade e não muita prática, não é necessário conhecer completamente a ferramenta que será utilizada, pois a sua maior ferramenta é sua criatividade.

Vinicius trabalha com modelagem há quase um ano e deixa a dica, pegue imagens, músicas, cenas que você vivenciou e passe para a modelagem 3D, mas sempre seja original e por fim, utilize um bom Render.

Abaixo segue alguns Render feito por Vinicius Ribeiro, que por sinal ficou muito bom.

Imagem 1:

 

Imagem 2:

 

Imagem 3:

Acesse o portfólio de Vinicius Ribeiro para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho, http://viniciusrefresh.wix.com/viniciusart.

Quanto menos polígonos uma cena tiver mais rápido e preciso será o processamento do jogo, pois a placa de vídeo não vai ficar muito tempo Renderizando toda a cena, já que tudo estará projetado para ter um pequeno processamento.

Muitos jogos utilizam o Low Poly para objetos que não terão interação com o jogador, seja um prédio muito longe, latinhas jogadas pelo chão entre muitos outros objetos.

Podemos usar como um bom exemplo o jogo The Last Of Us, onde o game possui inúmeros detalhes que não é notado pelo jogador durante uma cena de ação, por exemplo.

Veja a imagem abaixo, rapidamente, depois olhe novamente notando cada detalhe da cena, como os fios do poste, sombras das escadas, janelas dos prédios quebradas e itens dentro das árvores. Tudo isto é criado para deixar o jogo o mais real possível, mas estes detalhes são criados para ter uma pequena taxa de processamento, caso contrário o game rodaria apenas em computadores Gamers, o que não é barato.

Pegue um jogo que você goste muito, e comece a reparar em cada detalhe de cena, saiba que detalhes passados despercebidos foram modelados, texturizados e por último inserido no jogo.

Espero que tenham entendido o porquê utilizar esta técnica de modelagem.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!