Logo SatellaSoft



Os Resistores

Aprenda a calcular valores dos resistores, conhecer os modelos entro outros.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 22/02/2015
Ícone quantidade de visualização 4,764
Ícone bandeira do Brasil Português

Algumas pessoas costumam chamar os resistores de resistências. Na verdade, resistência é a propriedade que apresentam os resistores.

O símbolo que representa os Resistores é os dois exibidos abaixo.


 Os Resistores mais comuns em aparelhos Eletrônicos são os de carbonos, mais conhecidos por Resistor de Carvão. Na figura abaixo estra representado um resistores de carvão.

O Resistor apresentado na imagem acima é fixo, não há como variar seu valor. É identificado por quatro faixas coloridas no seu corpo. A interpretação correta das cores estampadas num resistor de carvão nos dará o seu valor que é medido em OHM (Ω), Unidade de resistência elétrica, representada pelo símbolo Ω.

Vamos supor que tenhamos um Resistor que a 1º cor é amarela, 2º cor é verde, 3º é laranja e a 4º é prateada. Agora como vamos saber qual o valor do nosso Resistor? Apenas consultado a tabela abaixo.

Consultando a tabela sabemos que o valor para a primeira faixa é o 4, então o primeiro algarismo significativo é 4.
                A segunda faixa Verde é 5.
                A terceira faixa devemos olhar o multiplicador que nesse caso o Laranja é 1.000
                A quarta e ultima faixa devemos olhar a tolerância que nesse caso é de 10%.

Agora que já sabemos os valores de nossos resistores vamos fazer os nossos simples cálculos.

Basta juntarmos os dois primeiros valores e multiplicar pelo multiplicador correspondente a terceira faixa, lembre-se que o resultado sempre será em OHM Ω.

A Tolerância é a máxima diferença que pode existir entre o valor que esta estampada no corpo do resistor, com o seu valor real. No nosso caso temos uma tolerância de 10%, o resistor poderá apresentar uma resistência com o valor real situado entre 40.500 Ohms (45.000 menos 10%) e 49.000 (45.000 mais 10%). Devido ao grande aperfeiçoamento das indústrias que trabalham com resistores, a grande maioria dos resistores de carvão, hoje tem tolerância de 5%.

 

Se o resistor for menor do que 1 OHM, a sua terceira faixa será dourada ou prateada.

Vamos a mais um exemplo para uma melhor fixação.

Laranja = 3 (1º Algarismo Significativo).
Branco = 9 (2º Algarismo Significativo).
Dourado = 0,1 (Multiplicador).
Dourado = 5%.

O valor do nosso resistor é: 39 X 0,1 = 3,9 ohms, com 5% de tolerância.

Para melhor aprendizado vamos a mais um exemplo.

 

O valor do resistor é: 22 X 100 = 2.200ohms, com 10% de tolerância.

Resistores com tolerância de 5% e 10% para a maioria dos circuitos eletrônicos são suficientes. Entretanto, em circuitos de grande precisão como de medidores, se empregam resistores especiais, em que a precisão pode chegar a 0,5% ou mais. Os resistores apresentados, com faixas coloridas, são resistores fixos, isto é, são fornecidos para um dado valor que não pode ser modificado.

 

Resistores de Precisão (de filme): Este tipo especial de resistores normalmente possuem quatro ou seis anéis coloridos, para indicar seu valor de resistência, a tolerância e coeficiente de temperatura.

Para resistores com quatro anéis coloridos, os dois primeiros representam os dígitos significativos de seu valor, o terceiro o multiplicador e o quarto e ultimo representa a tolerância.

Para os resistores com seis anéis colorido em volta do seu corpo, terá a seguinte interpretação: os três primeiros anéis  representam o algarismos significativos. O quarto anel será o multiplicador, o quinto será a tolerância e o sexto será o coeficiente de temperatura.

Para a tolerância serão utilizadas as cores:
Prata = 10% Ouro = 5% Marrom = 1% Vermelho = 2%


Para o coeficiente de temperatura serão utilizadas as cores:
Marrom = 100 Vermelho = 50

Resistores Variáveis: O funcionamento dos resistores variáveis à base de carbono se baseia no deslocamento de um contato móvel sobre a superfície de fibra revestida de carbono. O contato móvel é acionado por um eixo, por uma haste, etc.. É potenciômetro o nome dado a este tipo de resistor.  São encontrados em diversas formas. Na imagem abaixo podemos visualizar alguns modelos que normalmente é encontrado em equipamentos eletrônicos. Sua identificação é impressa no corpo.

Resistores de fio:  Enquanto que os resistores de carbono se prestam muito bem para controlar pequenas correntes, quando se trata de correntes mais intensas usamos resistores de fio. Sãos construídos de fios metálicos de alta resistividade, enrolado sobre uma forma à base de porcelana. Os símbolos são os mesmos.

Agora que você já aprendeu a fazer os cálculos dos resistores você pode utilizar uma ferramenta para lhe auxiliar.

Existe um programa Free chamado Eletronic Assistant V4.31 desenvolvido pela Simon Carter. Quando o programa se iniciar clique no menu, Resistence e em seguida Resistor Code Calculator. Agora é só você clicar nos anéis e escolher a sua cor.

 

Download em: http://www.electronics2000.co.uk/download.php

Matéria adaptada, fonte: Desconhecida.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!