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Recriando Space Invaders no Construct – Final

Nesta última matéria será aplicado a sonorização e também a publicação do Game.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 04/04/2015
Ícone quantidade de visualização 2,206
Ícone bandeira do Brasil Português

Para finalizar nosso Game, vamos adicionar áudio e também publicar em HTML nosso Jogo, na versão gratuita da ferramenta, há várias restrições para compilar para outras plataformas, isto não é um problema, afinal, é uma versão de testes.

Você deve fazer o Download dos arquivos de áudio, clicando no botão abaixo, são arquivos WAV com tamanho de 241 KB, Quando finalizar o Download, descompacte a pasta em algum lugar de fácil acesso em seu computador.



Na paleta Project e na Aba Project, contém uma pasta chamada Sounds, clique com o botão direito do Mouse em cima da pasta e por último clique em Import sounds.

Agora você deve importar os quatro arquivos de áudio que fez o Download, para isto navegue até a pasta descompactada, selecione os quatro arquivos e clique em Abrir.

Feito isto, o Construct se encarregará de verificar os arquivos e tentar converter para Ogg caso já não esteja no formato, então recomendo que sempre carregue arquivos Ogg, evitando MP3 e Wav que em alguns casos o Wav não é convertido.

Por fim, clique em import e Ok.

 

Agora devemos inserir o Objeto Audio, para isto de um duplo clique no placo, selecione o objeto Audio no módulo Medias e clique em Insert.

Visualmente nada aparece no palco.

Agora vá até Event Sheet, adicione uma nova ação no evento Keyboard, que serve para criar o projetil.

Clique em Add Action, Selecione Audio, clique em Next.

No módulo General, selecione Play e clique em Next.

Em Audio file, selecione o áudio shoot, perceba que todos os arquivos de áudio que carregamos aparece na lista. Não necessitamos configurar mais nada, apenas clique em Done.

Faça o mesmo processo para os Eventos Inimigos, mas carregue o áudio explosion.

Você pode copiar a ação e colar nos inimigos, alterando apenas o Audio File, assim fica mais rápido e fácil.

Para o evento que compara a quantidade de inimigos e exibe a mensagem de The End, carregue o áudio Success.

Possivelmente durante a conversão ou leitura do Construct o áudio é totalmente distorcido, assim perdendo o som original, mas como é para fins de teste educacional está valendo, mas adianto que o áudio Sucsess não esta legal.

Para finalizar nossa sonorização, adicione um novo evento, clicando em Add event, selecione System, clique em Next, no módulo Start & end, selecione On start of Layout para finalizar, clique em Done.

Este evento será executado quando o Game é carregado.

Adicione a este evento a ação de áudio, carregando o Audio file start.

Finalizamos aqui todo o desenvolvimento do nosso Game, nos resta exportar para HTML.

Clique no menu File em seguida em Export Project.

No módulo Web, clique em HTML5 website e clique em Next.

 

Clique sobre os três pontos em frente ao campo Export files to, procure a pasta na qual deseja exportar seu jogo e clique em Next.

Na janela seguinte selecione Normal style caso já não esteja selecionado e clique no botão Export.

Aguarde alguns instantes até que o Construct indique finalizado.

Vá até a pasta do seu Game e execute, caso esteja usando o Firefox, pois o Google Chrome não vai carregar por questões de segurança, exceto se tiver em um servidor Web.

Você pode ver o resultado final jogando o Space Invaders clicando aqui, e também fazer Download do projeto no botão abaixo.



Teste: http://www.satellasoft.com/Games/Space_Invaders/

E assim finalizamos nossa série de aulas de como recriar o game Space Invaders no Scirra Construct 2, espero que tenham gostado.

Dúvidas, críticas ou sugestões, basta deixar nos comentários.

Até a próxima.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


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