Logo SatellaSoft



Recriando Space Invaders no Construct - Parte 2

Dando continuidade em nossa aula, aqui vamos inserir todos objetos que farão parte do Game.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 03/04/2015
Ícone quantidade de visualização 2,129
Ícone bandeira do Brasil Português

Na aula passada foi aplicado todas as configurações para nosso game e inserção do Background, além de apresentar as paletas que serão utilizadas, dentre outros.

Nesta aula vamos inserir quatro inimigos, player, um componente Text que vai apresentar a quantidade de inimigos abatidos além de Sprites de colisão.

Imagino que para esta aula, você já deve estar com o projeto anterior aberto, então para começar, de um duplo clique na parte cinza do palco, se você clicar sobre o Background será aberto a janela de edição do mesmo.

Com a Janela Insert New Object aberto, selecione o objeto Text e clique no botão Insert.

 

 

O Cursor do mouse mudará e você deve selecionar no palco onde o objeto será criado, selecione o canto superior esquerdo da tela.

Na paleta Properties, faça as seguintes alterações:

Name: pontuacao (sem acentos)
Text: Inimigos: 0
Font: Courier, Tamanho 19
Color: 255, 255, 255 ou selecione a cor Branco

O resultado deve ser o mesmo da imagem abaixo.

Agora já temos o Background e o Texto de pontuação, para não sobrecarregar a Layer fundo, vamos criar uma nova e bloquear a Layer fundo, não que há problemas em inserir vários objetos na Layer, mas para efetuar uma manutenção no game, fica melhor tudo separado.

Então, mão na massa, crie uma Layer ou Camada com o nome Players e bloqueie a Layer fundo.

Lembre-se, que os objetos serão inseridos sempre na Layer na qual está selecionado, então preste bem atenção nisto.

Com a Layer fundo bloqueado, tente selecionar o Background e o Text, verá que não é possível.
 

De um duplo clique dentro do Palco, para abrir a Janela Insert New Object, Selecione o objeto Sprite e Clique no botão Insert ou se preferir, basta dar um duplo clique que o mesmo já é inserido. Escolha qualquer lugar do palco para inserir o objeto Sprite.

 

Note que a janela de edição do componente já é aberta, mas caso isto não ocorra, basta dar um duplo clique no objeto que a Janela deve aparecer.

Esta Janela de edição de Sprites nos possibilita fazer muitas coisas, como carregar um mapa de Sprites, definir animações e tudo mais, porém não vamos fazer nada disso, apenas abrir a imagem de nosso inimigo, para isto clique na imagem de uma pasta, ela é a segunda da esquerda para direita e procure pela imagem chamada inimigo.png que está no pacote de imagens que você fezo download na aula passada, em seguida clique em abrir, por último feche a Janela de edição.

Agora que você aprendeu a inserir um Sprite na ela, faça o mesmo processo carregando os outros três inimigos e o próprio Player que está com o nome de amigo.png.

Não se preocupe com o tamanho dos Sprites, vamos ajustar posteriormente.

Com todos os atores em cena, vamos ajustar o tamanho para que possamos inserir mais inimigos.

Para tanto, segure o botão Shift e vá clicando em todos os atores, de forma a seleciona-los, feito isso, um dele vai apresentar alguns quadradinhos na borda, ainda com o Shift pressionado, clique neste quadradinho da borda e arraste para baixo, de forma diminuir o tamanho de todos os Sprites de uma única vez.

ATENÇÃO: segurar o Shift enquanto redimensiona um objeto, faz com que o ajuste de X e Y seja automático, ou seja, não vai ficar distorcido, já que a largura será relativa à altura.

Vamos ajustar os atores (inimigos e player) na tela, mas para que todos fiquem em uma posição idêntica sem ter que ficar definindo manualmente, vamos ativar a opção Snap to grid e Show Grid da aba View.

Clique na Aba View em seguida marque as opções Snap to grid e Show grid, a aba View está ao lado no menu File.

Note que o paco está com várias linhas na vertical e horizontal.

Esta Grid ou Grade em português, no permite um melhor posicionamento dos objetos em cena, pois ele vai fazer o cálculo de posição em 32X32 e não de forma livre.

Com isto organize os inimigos como mostrado na imagem abaixo, se necessário poderá diminuir o tamanho, fique à vontade, insira também o player ao centro, porém fixado no rodapé.

Com os atores ajustados na cena, vamos atribuir um nome para cada um deles, seguindo a ordem de cima para baixo, atribuía, inimigo1 (vermelho), inimigo2 (azul), inimigo3 (verde), inimigo4 (rosa) e para o Player (branco, rodapé) defina player. O nome dos atores é apenas para mantermos uma organização e você pode colocar a sequência que achar melhor.

Vamos agora duplicar os inimigos, de forma fácil, selecione os quatros inimigos segurando a tecla Shift, em seguida, mantenha pressionado a tecla Ctrl, agora basta clicar em cima de qualquer inimigo e arrastar para a direita, desta forma você vai estar duplicando os inimigos, faça isto até preencher toda a tela.

Vamos inserir agora, três Sprites vazios e transparente, o objetivo deles é criar pontos de colisão para que a bala não saia da tela e outros dois para que o player não saia de cena.

De um duplo clique em uma área vazia da tela, insira um Sprite, não carregue nenhuma imagem de modo a ficar vazio.

Você deve ajusta-lo para ficar no canto esquerdo e direito da tela e por último no topo, mas acalme-se, vou de detalhar melhor.

Desative a Snap Grid, não vamos mais necessitar da mesma, com o Sprite vazio selecionado, ajuste o tamanho e posição do mesmo como mostrado abaixo, de modo que fique no canto esquerdo.

Altere o nome deste Sprite vazio para colisao, agora duplique o mesmo Sprite e ajuste no lado direito da tela, para duplicar clique sobre o Sprite e pressione CTRL+C em seguida CTRL+V, para copiar e colar.

Por último crie uma cópia para ficar no topo, do tamanho do nosso game, este último deverá ter sua altura reduzida e largura aumentada com aproximadamente 1000PX.

Se você seguiu corretamente todos os passos acima, já temos todos os objetos necessários em cena, na próxima aula vamos aplicar os Behavior ou em Português Comportamentos, de nossos Objetos.

Se houverem dúvidas, deixem nos comentários, até a próxima e bons estudos.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!