Logo SatellaSoft



Criando um simples vidro no Unity 5

Neste artigo vamos utilizar um material com Transparent e algumas imagens para o nosso vidro.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 08/12/2016
Ícone quantidade de visualização 4,058
Ícone bandeira do Brasil Português

Efeitos de vidros no Unity é algo um pouco problemático, pois ele não trabalha muito bem com materiais transparente quando necessitamos de uma sombra, onde a mesma fica toda distorcida, alguns casos ao invés de uma sombra, é desenhado vários “X”.

Os efeitos de vidros com certeza deixam um aspecto muito lindo em nosso jogo, ainda mais em ambiente que podemos utilizar o Reflection Probe.

Para este exemplo vamos utilizar uma imagem de um Vitral, que você encontra no Depositphotos, confira: http://pt.depositphotos.com/5811881/stock-illustration-vector-colorful-stained-glass-texture.html. No nosso caso, o vidro ficara com este aspecto, além das cores, é claro!

Nosso vidro está demonstrado na imagens abaixo.

Ambiente para receber o material de vidro

Agora crie um novo material, para isto na aba Project, clique em Create, em seguida em Material, atribua o nome de glass.

Criando material no Unity 5

Agora com o material selecionado, mude o Rendereing Mode para Transparent. Em Albedo arraste a textura de seu vidro, aproveite para criar uma cópia dele e mudar o tipo da textura para Normalmap, após isso associe o normal map que acabou de criar ao campo de Normal Map do material. Agora mude o smoothness para 1 (valor máximo, afinal, vidro tem reflexão).

Configurando o material para se assemelhar a um vidro

Agora associe o material ao seu vidro, para finalizar no Material você deverá controlar o nível de transparência, para isso clique no campo de cor em frente o Albedo. Você verá uma caixa para seleção de cor, mude o campo correspondente ao Alpha (A) para a esquerda, quanto mais escuro, mais transparente vai ficar seu vidro.

Configurando a transparência do material

 

O resultado final você confere abaixo. Para finalizar, um vidro não simples assim, ele possui diversos fatores além de reflexão, distorção de luz entre outros.

Resultado final de um vidro no Unity 5.

Até a próxima!




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e aluno de pós-graduação em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou fundador do portal SatellaSoft dentre outros projetos. Nas minhas horas livres quando não estou com meus amigos, estou fazendo alguns cursos.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!