Logo SatellaSoft



Atenção: nosso site receberá uma nova atualização em seus serviços em breve. Você poderá ter uma experiência ruim com renderização de algumas imagens, porém elas serão solucionadas na próxima atualização.


Como criar um Objeto e Modifica-lo

Primeiras impressões do sistema


Ícone mulher Daniel Valim
Ícone data de publicação 05/05/2015
Ícone quantidade de visualização 6,193
Ícone bandeira do Brasil Português

Olá a todos, nesta segunda aula vou falar sobre como é a interface Zbrush 4, e as principais funcionalidades que mais se destacam e que serão mais utilizadas para a modelagem de suas esculturas.

 

A interface:

A interface do ZBrush é relativamente simples, nota-se na imagem abaixo que existe uma aba aberta nomeada de TOOL, é nela que vai se iniciar o processo de abrir um projeto já começado, ou salvar-lo! Repetindo, sempre que salvar um projeto, faça-o na aba tool.

 

Abrindo uma TOOL

Na TOOL você poderá abrir outros modelos 3D, no campo 3D meshes que partindo daí, poderá modifica-lo, para chegar em algo que você poderá trabalhar mais facilmente, podendo ser uma esfera, um cubo, um cilindro, etc. veja na imagem:

 

Supondo que você selecione uma esfera, você terá que clicar e arrastar o ponteiro do mouse na tela principal, assim, aparecerá a “bolinha” na tela, assim como essa:

 

Simples, não?

Após isso, clique no botão EDIT, ao lado de DRAW, que fica no canto superior esquerdo, os dois devem estar selecionados para que possa seguir com a modelagem.

EIXO X, Y e Z?

Toda ferramenta que o auxilie em um projeto em 3D, seja games, animações, layout 3D, utilizara 3 eixos, o X, Y e Z.

X:  É o eixo horizontal de uma imagem (no ZBrush você o utilizará para mover o objeto para os lados.

Y: É o eixo vertical de uma imagem (você o utilizara para mover as imagens para cima e para baixo.

Z: É a profundidade da imagem, tornando-a uma imagem em 3D dimensões (possibilitando ver todos os ângulos da imagem, suas dimensões, distancia).

Detalhe, se algo tiver apenas o eixo X e Y, ela será uma imagem 2D (duas dimensões), mas se tiver as três, X, Y e Z, será imagem 3D (três dimensões).

 

COMO MOVER A CAMERA?

 É muito simples! No canto inferior direito á tela, existe 4 botões feitos para isso, eles são:

 

 

SCALE: Centraliza a tool no meio da tela (muito útil quando você perde o objeto de vista, acontece...)

MOVE: Move a câmera no eixo X e Y, ou seja, para cima e para baixo.

SCALE: Aumenta ou diminui o ZOOM no objeto.

ROTATE: Ela rotacional a câmera envolta do objeto.

Dica: se você quer usar o movimento da câmera em algum lugar especifico no objeto é simples, apenas clique com o mouse na parte do objeto que desejar, e use a ferramenta que desejar, que a câmera se movera com foco na parte que você clicou.

 

ANTES DE COMEÇAR

Uma ferramenta interessante no ZBrush é a INICIALIZE, nela permite que você faça alterações na TOOL antes de usar algum pincel nela, podendo alterar ela nos eixos X, Y e Z, a quantidade de polígonos horizontais e verticais, faça alguns testes nessa ferramenta antes de começar a modelar, pois ela pode chegar a resultados interessantes.

Lembrando que ela só aparece para as TOOLS que eu mostrei anteriormente, e que ela só é visível se você NÃO clicar em MAKE POLIMESH3D, que logo falarei sobre ele.

 

É muito simples chegar em um formato diferenciado do original, apenas faça variações nas opções de mudanças, e tente compreender como funciona esse mecanismo, que você vai aprender bem rápido.

 

MODELANDO

Agora chegamos na parte mais interessante da aula, a modelagem!

Após fazer, ou não a alteração do objeto na INICIALIZE, clique no botão MAKE POLIMESH3D, localizado no canto superior direito, na aba TOOL, feito isso, ele transformará sua TOOL em um objeto modelável.

E em seguida você estará livre para clicar na ferramenta Quick Pick, que abrirá um leque de ferramentas diferentes que você utilizará no decorrer da sua modelagem, faça testes.

   DICA: antes disso, aperte o botão X no seu teclado, e ele ativara o modo espelhamento, ou seja, o que você alterar de um lado, será alterado do outro, muito utilizado para fazer rostos, fazendo com que o lado direito do rosto fique igual ao lado esquerdo, e vice versa.


 

A ferramenta mais interessante para começar a modelar o formato de algo, é o MOVE, e o STANDARD, faça alguns testes.

Você pode também alterar o tamanho, o foco e a intensidade do pincel, que fica localizado no lado de cima da dela, veja só:

 

Na primeira parte:

  • Zadd: Por exemplo, usando a ferramenta STANDARD, ela irá fazer deformações para fora do objeto, ou seja, vai adicionar relevo na sua escultura.
  • Zsub: É exatamente o contrário da Zadd, ou seja, ela diminui o relevo na sua escultura.
  • Z Intensity: É a intensidade em que você usa a ferramenta, tornando o efeito da ferramenta mais forte, ou mais fraco.

Na segunda parte:

  • Focal Shift: Vai aumentar ou diminuir o foco da ferramenta.
  • Draw Size: Simplesmente aumenta ou diminui o tamanho da ferramenta.

Lembrando que você deve testar as variações de efeitos nos objetos

 

MAIS DETALHES:

No decorrer da modelagem, você notará que a escultura vai estar ficando pobre em detalhes, ou seja, QUADRADA, para resolver esse problema é simples, basta clicar na aba GEOMETRY, no lado esquerdo da tela, e em seguida DIVIDE, que consequentemente adicionará mais polígonos na sua escultura, tornando a mais maleável para trabalhar com detalhes, veja na imagem:

 

 

CONTINUA...

Muito obrigado a todos que acompanhou esta postagem, lembrando que qualquer dúvida ou sugestão, é só postar nos comentários, que vou responder a todos. Até semana que vem.

 

 




Sobre o autor


Daniel Valim

Nome: Daniel Valim

Site: www.satellasoft.com


 Estudante de Gestão da TI na Universidade do Oeste Paulista - FIPP, com 21 anos de idade, mora em Rancharia, interior de São Paulo. "Embora trabalhe a 4 anos com informática, sempre tive interesse por técnicas de modelagem 3D, animação 2D edição de fotos e games em geral" Apresentou um minicurso sobre ZBrush na universidade Unoeste - FIPP. "Sempre procuro ser o melhor em tudo que faço, mesmo com pouco material na mão, posso fazer muito, com um grande sonho em trabalhar em uma empresa de games ou cinema".


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!

 


 

Siga-nos