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Criando Objeto em Javascript

Apenda a criar e acessando objetos utilizando Javascript.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 05/11/2015
Ícone quantidade de visualização 2,864
Ícone bandeira do Brasil Português

Javascript é uma linguagem que deve estar na ponta da língua entre os desenvolvedores WEB, pensando nisto, neste artigo será abordado uma explicação de como criar Objetos e suas utilizações.

Um Objeto é um conjunto de informações, que pode conter propriedades e métodos, para isto vamos fazer uma pequena comparação de um Objeto em Javascript com um Objeto da vida real, como uma Ferrari, por exemplo.

Veja na imagem abaixo algumas propriedades da Ferrari, como cor, modelo, ano e quantidade de rodas.

Objeto Javascript X Objeto Vida Real

Além das propriedades temos os métodos/funções que o carro faz como: andar, frear, buzinar, acender farol e muitos outros.

Para se criar um objeto em Javascript usamos a seguinte sintaxe: var NomeObjeto = new Object();

Desta forma já temos um objeto, agora nos resta definir seus métodos e propriedades.

Para criar uma propriedade de um Objeto, usamos o nome do Objeto seguido do ponto, nome da propriedade e o valor a receber, conforme mostra o código a seguir.

Código 01:

/*Objeto Carro*/
var Carro = new Object();
				
Carro.Modelo = "Ferrari";
Carro.Cor = "Vermelho";
Carro.Rodas = 4;
Carro.Ano = 2015;
				
alert("Modelo Carro: " + Carro.Modelo);
				

Note que temos várias propriedades, para chamar uma propriedade basta acessar pelo nome do Objeto seguido do ponto e nome da propriedade (NomeObjeto.NomePropriedade;).

No código a seguir exibimos o valor de todas as propriedades do nosso Objeto.

Código 02:

/*Objeto Carro*/
var Carro = new Object();
				
Carro.Modelo = "Ferrari";
Carro.Cor = "Vermelho";
Carro.Rodas = 4;
Carro.Ano = 2015;

				
console.log("Modelo Carro: " + Carro.Modelo);
console.log("Cor da Ferrari: " + Carro.Cor);
console.log("Quantidade de rodas: " + Carro.Rodas);
console.log("O ano de fabricação: " + Carro.Ano);

Console Google Chrome

Uma propriedade permite armazenar uma função/método, que pode ser chamada da mesma forma que foi utilizado anteriormente.

Ainda dentro do mesmo contexto do Objeto Carro, vamos criar agora algumas funções/métodos que são: Andar, Parar e Buzinar. Veja o código a seguir.

Código 03:

/*Objeto Carro*/
var Carro = new Object();

				
Carro.Andar = function(){
	console.log("Andando");
};
				
Carro.Parar = function(){
	console.log("Parando");
};
				
Carro.Buzinar = function(){
	console.log("Buzinando");
};
				
Carro.Andar();
Carro.Parar();
Carro.Buzinar();

Basicamente para se criar um objeto utilizamos conforme mostrado neste artigo, obvio que ao invés de armazenar simples valores, você pode usar para guardar dados vindos do cliente, converter para um Json e gravar em um banco de dados.

Além disso, as funções/métodos podem conter funcionalidades de armazenamento e requisições com Ajax dentro outros.

Qualquer dúvida deixem nos comentários.




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


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