Logo SatellaSoft



Atenção: nosso site receberá uma nova atualização em seus serviços em breve. Você poderá ter uma experiência ruim com renderização de algumas imagens, porém elas serão solucionadas na próxima atualização.


Criando terreno na Unity com World Machine

Aprenda a criar terrenos realistas usando essa incrível ferramenta.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 15/03/2019
Ícone quantidade de visualização 3,928
Ícone bandeira do Brasil Português

Grandes jogos como a série Far Cry, possuem terenos muito realistas, com erosões, montanhas, cavernas, lagos e outros aspectos que deixam os jogadores de boca aberta. O uso de uma boa ferramenta para criar terrenos não só é importante para deixar tudo realista, mas como também, para facilitar a criação de terrenos, ou seja, ao invés de ficar esculpindo os terrenos com os brushs, você simplesmente pode usar softwares para fazer esse trabalho e importar para a Engine que está usando, seja a Unreal, Cry Engine ou a Unity, que vamos usar aqui.

Far Cry 3 e Far Cry 5 analise do terreno

Existem vários softwares para criar terrenos, como:

World Creator: https://www.world-creator.com

World Creator asset: https://assetstore.unity.com/packages/tools/terrain/world-creator-professional-55073

World Machine: https://www.world-machine.com

É possível criar Heightmaps ou mapa de altura no Photoshop, usando escalas de cinza, onde o branco representa maior e o preto menor altura.

Analisando a imagem a seguir, podemos notar que o preto corresponde a 0 e o branco a 1, então entre essa escala temos um diferencial de 0.3...0.5 e assim por diante. Quando um Heightmap é importado, normalmente as Engines pedem a altura do terreno, na qual esse valor passa a ser o multiplicador por 1, ou seja, se a altura é de 36 metros, então a escala abaixo seria de 0 a 36.

36 * 0 = 0

36 * 0.5 = 18

36 * 1 = 36

Heightmap, escala de cores

Okay, entendemos a escala, agora vamos para uma próxima imagem, assim você vai fixar melhor a explicação. O terreno é gerado de acordo com as escalas dentro do tamanho especificado, ou seja, se o terreno é de X1000, Y50 e Z1000, então o seu Heightmap será ajustado para cobrir toda essa área, independente do tamanho da imagem exportada.

Heightmap na Unity, analisando o tamanho da mapa

Na imagem abaixo você pode ver o Heightmap a esquerda e a direita o resultado gerado dentro da Unity. É importante saber que a Unity suporta apenas arquivos no formato .RAW, inclusive até para exportar ele também gera esse tipo de arquivo. Já na Unreal, é suportado RAW16 e PNG, por exemplo.

Heightmap criado no World Machine e resultado gerado na Unity 3D

Confira a videoaula completa, ensinando como criar o terreno no World Machine, importando para a Unity e aplicando as texturas. A versão gratuita do World Machine já é o suficiente, não é necessário comprar o software para essa aula, nem mesmo durante os seus estudos. Para mais informações, leia os termos do software.

Por hora é isso, nos vemos na próxima.





Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!

 


 

Siga-nos