Logo SatellaSoft



Para que serve uma Engine de Jogos

Saiba o que é e para que serve uma Engine de jogos além de quais empresas utilizam.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 18/07/2015
Ícone quantidade de visualização 4,485
Ícone bandeira do Brasil Português

Em cursos como ciência da computação, os alunos desenvolvem simples modelos tridimensionais sem a utilização de Softwares específicos da área para auxiliar, nos exercícios é requisitado apresentação de cubos, movimentação em espaço tridimensional, dentre outros. O fato é que fazer isto no cru é muito difícil e leva muito tempo.

Partindo do princípio que gerar modelos e animações sem auxílios de Softwares específicos, leva muito tempo, é obvio que o custo será muito maior, pois além de gerar simples cubos, é necessário aplicar Texturas, Iluminações e outros aspectos, como física, que interfere no modelo. As empresas são obrigadas a utilizar as famosas Engines, seja para modelagem, animação, texturização e até produzir seus games.

Espaço de trabalho do Blender 3D.

 

Mas afinal, o que realmente é uma Engine?

Engine ou motores de jogos, são softwares responsáveis pela criação e manipulação de modelos tridimensionais, estes softwares oferecem suporte à iluminação, física, texturas e outras ferramentas, como Renderização de imagens. Com a utilização de Engine, a produção de jogos é muito mais rápida tendo até a possibilidade de desenvolvimento em grupo, estas Engine possibilitam a integração e suporte a modelos criados em outras ferramentas, como por exemplo, um cenário feito no Blender e exportado na extensão .FBX.

Atualmente existe no mercado uma grande variedade de Engine, como: UDK, Cry Engine e Unity 3D. Há também Engines para modelos bidimensionais que são:  Game Maker, Phaser e Construct 2.

Abaixo você pode visualizar a imagem da Unreal Development Kit ou UDK, que é uma Engine muito poderosa utilizada para criação de jogos, tais como Spec Ops: The Line e Painkiller.

Espaço de trabalho da UDK

Depois de muitos anos, a UDK foi descontinuada e deu espaço para a Unreal, com um motor aprimorado, novas ferramentas e recursos. Atualmente (2018 vesão 4.2) a Unreal é distribuida gratuitamente, na qual os desenvolvedores pagam os royalties apenas durante as vendas.

Espaço de trabalho da Unreal Engine 4

O Blender 3D é uma Engine que pode ser utilizado para fazer Animações, Jogos, Renderização e até mesmo edição de vídeo.

Espaço de trabalho do Blender 3D

Unity 3D é uma Engine muito poderosa, que pode criar jogos, fazer animações, além de permitir a exportação para Playstation, Xbox, Android, IOs e muitas outras plataformas.

Espaço de trabalho da Unity 3D

 

Quando se fala em Engine, não devemos deixar de falar da Cry Engine, este poderoso Software foi responsável pela criação da série Far Cry, lançado pela Ubisoft.

Espaço de trabalhado da Cry Engine

Para games bidimensionais existem várias Engine, mas Construct 2 é a mais utilizada, esta Engine permite a criação de jogos e exportar para Facebook, Browser, Mobile e outras plataformas.

Espaço de trabalho do Construct 2

 

Um termo que não se deve utilizar é, “Qual a melhor Engine para produção de jogos”, pois cada Engine possui funcionalidades específicas que podem ser utilizadas no game, mas é cada Engine tem seus preços de utilização.

Então, ficamos por aqui, se houver dúvidas, deixem nos comentários.


Referências


Recomendo que você leia também o artigo Programas para Criar Jogos: A Lista Definitiva (2018), criado por Rafael Dias no site Produção de Jogos, nessa lista você conhecerá diversos softwares e Engines para o desenvolvimento de games. 

Link do artigo: https://producaodejogos.com/content-main/programas-para-criar-jogos-a-lista-definitiva




Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!