Logo SatellaSoft



Referências de Far Cry 4 com o mundo real

Conheça as grandes semelhanças entre o universo de Far Cry 4 e o Tibete.


Ícone homem Gunnar Correa
Ícone data de publicação 06/05/2018
Ícone quantidade de visualização 375
Ícone bandeira do Brasil Português

Desenvolver um jogo, não é uma tarefa simples nem mesmo para as grandes empresas, pois quanto maior o orçamento de um game, maior é a responsabilidade de toda a equipe. O fato é que muitos jogos se passam em lugares reais ou bem próximo deles, como por exemplo o Resident Evil 5, que se passa na África, e também temos o Far Cry 2 que se passa nas savanas da África.

Não importa o tamanho da empresa e a quantidade de pessoas trabalhando em um projeto, o jogo precisa ter muita harmonia em seu design, áudios, gameplay, entre todos os demais aspectos do game. Imagine um game que se passa no Japão, com uma trilha sonora egípcia, com monumentos estilo pirâmides mexicanas...sem ligação nenhuma, mesmo que tudo seja bonito, para os jogadores mais exigentes, o jogo se torna uma grande piada, e com certeza estára listado entre os jogos mais bizarros e mal trabalhados.

O que eu quero dizer até aqui, é que um jogo precisa ter uma base de um lugar e sua cultura, para que não seja criado uma árvore que não faz parte de uma região, que não seja modelado um tipo de casa que não faz parte da cultura do páis onde se passa o jogo, e assim por diante. Tudo tem que ter muita consistência para deixar o jogo mais realista e de alguma forma atrair mais o jogador. De nada adianta lindos gráficos, ótimos efeitos de partículas e trilhas sonoras, se o ambiente do jogo é um conto de fadas.

Agora vamos falar exclusivamente de Far Cry 4, a Ubisoft investiu pesado no game, e também exigiu ao máximo de sua equipe, afim de criar um jogo com as caracteristicas reais do Nepal, nas regiões do Himalaias. Para criar algo tão fiel a realidade, uma equipe da empresa foi conhecer a cultura e a região, afim de documentar tudo e levar para a equipe de desenvolvimento. No jogo temos muitas referências a realidade, logo abaixo você verá algumas imagens, mas o que eu posso adiantar, é que muitas coisas foram modificadas para chamar a atenção do jogador, mas mesmo assim não deixa de ser uma grande referência.

Eu acho que o pai do personagem Ajay Gale, é uma grande referência ao Dalai Lama, por ser dois itens de seus universos muito respeitado e de grande importância.

Agora vamos ver algumas imagens, a esquerda é uma captura de tela do jogo, enquanto a da direita é uma imagem real do Himalaia.

Todo o jogo está cercado por montanhas de gelo, claramente uma referência ao Monte Everest, que tem um de seus acessos pelo Tibete.

Figura 1: Todo o jogo está cercado por montanhas de gelo, claramente uma referência ao Monte Everest, que tem um de seus acessos pelo Tibete.

Estas bandeiras de orações, estão espalhadas por toda Kyrat, que é a região de Far Cry 4. Elas servem para espalhar boas energias através do ar.

Figura 2: Estas bandeiras de orações, estão espalhadas por toda Kyrat, que é a região de Far Cry 4. Elas servem para espalhar boas energias através do ar.

Em todo o jogo, existem grandes palácios e monastérios, assim como no Tibete.

Figura 3: Em todo o jogo, existem grandes palácios e monastérios, assim como no Tibete.

Existem vários pilares espalhados tanto em Kyrat, quanto nas regiões dos Himalaias.

Figura 4: Existem vários pilares espalhados tanto em Kyrat, quanto nas regiões dos Himalaias.

O grande palácio de Pagan Min, é uma grande referência ao palácio de Potala.

Figura 5: O grande palácio de Pagan Min, é uma grande referência ao palácio de Potala.

Por toda Kyrat podemos facilmente encontrar estátuas de todas as formas.

Figura 6: Por toda Kyrat podemos facilmente encontrar estátuas de todas as formas.

O jogo se passam em um lugar cheio de montanhas e uma paisagem de tirar o fôlego.
Figura 7: O jogo se passam em um lugar cheio de montanhas e uma paisagem de tirar o fôlego.

O Yak é um herbívoro, com uma pelagem muito longa. No game ele é muito agressivo, mas no Tibete, existem passeis no Yak.

Figura 8: O Yak é um herbívoro, com uma pelagem muito longa. No game ele é muito agressivo, mas no Tibete, existem passeis no Yak.

Acima você pode notar grandes referências do game com o mundo real, mas não pense que para por ai, o jogo traz vários outros animais, veículos, vegetação, áudios, entre muitos outros aspectos.

Abaixo você pode conferir dois Making off de Far Cry 4, e conhecer mais por trás da produção desse game.

FAR CRY 4 - Behind the Scenes, Part 1

 

FAR CRY 4 - Behind the Scenes, Part 2

 

E3 2014: Far Cry 4 Behind the Scenes - Designing the Open World

 

Behind The Scenes - Far Cry 4 with GoPro4

 

Far Cry 4 in Real Life - First Person with GoPro4 in 4K!

 

Rendering the World of Far Cry 4

 

Adaptive Virtual Texture Rendering in Far Cry 4

 

Não pense que só o Far Cry 4 teve esse luxo não, o Far Cry 2 e 3 também tiveram esse trabalho todo, inclusive o recente Far Cry 5.

Far Cry 3 in Real Life - First Person

 

Far Cry 2 [1080p Making 'Of]

 

Behind the Scenes of FAR CRY 5

 

Por hora é isso, espero que tenham gostado das informações, e até a próxima! :D

"Eu sou a Cavalaria"





Sobre o autor


Gunnar Correa

Nome: Gunnar Correa

Site: http://www.gunnarcorrea.com


Autodidata, graduado em Desenvolvimento Web e especialista em Tecnologias na Educação em uma universidade no interior de São Paulo. Comecei meus estudos na área de programação quando ainda era criança, e atualmente estou estudando desenvolvimento de jogos.

Sou o CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Comentários



É necessário estar autenticado para comentar, clique aqui para se registrar ou aqui para acessar a sua conta!