Criando um servidor VPS PHP Lamp na AWS Lightsail

Todos os nossos cursos em promoção

Além do servidor, vamos ver como obter um IP estático e fazer o acesso via SSH diretamente pelo dashboard AWS.

Publicado em

Este artigo tem como objetivo apresentar um guia completo para a criação de um servidor VPS na Amazon Lightsail. Primeiramente, será abordado o conceito de hospedagem na nuvem e suas vantagens em relação aos servidores tradicionais. Em seguida, serão apresentados os passos necessários para a instalação e configuração do servidor VPS na plataforma da Amazon, abordando também questões relacionadas à segurança, backup e gerenciamento do servidor.

Ao longo do artigo, serão apresentadas informações detalhadas sobre como utilizar ferramentas como SSH e DNS para garantir que o servidor esteja protegido contra ataques e disponível para uso. Ao final do processo, o leitor terá em mãos um servidor VPS funcional e configurado de acordo com suas necessidades, pronto para ser utilizado em diversos projetos. Este guia é destinado tanto para iniciantes que estão dando os primeiros passos em hospedagem na nuvem quanto para usuários experientes que desejam se aprofundar em configurações avançadas de servidores VPS.

Vantagens de se ter uma VPS na AWS Lightsail

Existem diversas vantagens em se ter uma VPS (Virtual Private Server) na AWS Lightsail. Abaixo, você pode conferir algumas das principais:

  • Escalabilidade: A AWS Lightsail permite que você aumente ou diminua os recursos do servidor conforme a necessidade do seu projeto, sem precisar se preocupar com questões de hardware e infraestrutura. Isso garante uma maior flexibilidade e eficiência na utilização dos recursos do servidor.
  • Facilidade de uso: A plataforma da AWS Lightsail é muito intuitiva e fácil de usar, mesmo para quem não tem conhecimentos avançados em hospedagem de servidores. Isso facilita muito a instalação, configuração e gerenciamento do servidor. Mas lembrando, é necessário conhecimento sobre o sistema operacional que pretende utilizar(Windows ou Linux).
  • Preço acessível: A AWS Lightsail oferece planos de preços bastante acessíveis em comparação com outras opções de hospedagem na nuvem, o que torna essa opção bastante atraente para quem deseja economizar na hospedagem de seus projetos. Os planos podem ser customizados, ou seja, nada de contratar um plano mais caro para utilizar um pouco mais de processamento e perder os demais benefícios por não utilizar.
  • Segurança: A AWS Lightsail conta com recursos de segurança avançados, como firewall integrado, proteção contra ataques DDoS, backups automáticos e muito mais. Isso garante uma maior segurança e proteção dos dados armazenados no servidor. Atente-se que você também é o responsável pela segurança da sua instância, a AWS não pode fazer nada se você deixar brechas na sua aplicação.
  • Suporte técnico: A AWS Lightsail oferece um suporte técnico muito eficiente e ágil, com uma equipe de especialistas pronta para ajudar em caso de dúvidas ou problemas com o servidor.

Essas são apenas algumas das vantagens de se ter uma VPS na AWS Lightsail. Com essa opção de hospedagem na nuvem, você tem em mãos uma solução completa e eficiente para hospedar seus projetos web com qualidade e segurança. Se você pretende sair de uma hospedagem compartilhada que só fica fora e apresenta problemas, vai estar fazendo um grande salto ao vir para AWS.

Para criar o nosso servidor, primeiramente faça o login na sua conta da AWS, caso não tenha uma, veja como criar uma conta de forma segura na AWS através do nosso artigo anterior.

Na página inicial da AWS, clique no botão Fazer Login no menu superior direito. Entre com as suas credenciais. 

Uma vez autenticado, pesquise por “Lightsail” no campo de busca. Clique na opção “Lightsail” referente ao serviço.

Pesquisando por serviços na AWS
Pesquisando por serviços na AWS

Agora vamos criar a nossa instância de VPS na Lightsail, para isso, clique no botão Criar Instância.

Criar uma nova instância VPS
Criar uma nova instância VPS

Na listagem de imagens, selecione a plataforma Linux e aplicação PHP desejada, no nosso caso, vamos optar pela versão 8 nesse artigo.

Instância VPS Linux com Lamp PHP 8
Instância VPS Linux com Lamp PHP 8

Rolando um pouco mais para baixo, você deve escolher o plano que melhor atende às suas necessidades. Vamos iniciar o básico que é de $3,5 ao mês.

Preços e planos Lightsail
Preços e planos Lightsail

Vamos agora atribuir um nome de identificação a nossa instância, crie algo que faça sentido. Você também pode escolher o número de instâncias desejadas, mas atenção, o preço a ser cobrado é por instância, ou seja, se você criar duas instâncias com o preço básico, pagará $7 ($3,5 + $3,5) ao mês.

Clique no botão Criar Instância para iniciar a preparação do seu novo servidor.

Atribuindo um nome a instância e criando uma instalação
Atribuindo um nome a instância e criando uma instalação

Pronto, agora você já tem seu servidor VPS criado, agora você pode configurar conforme a sua necessidade e começar a utilizá-lo.

Acesso SSH e IP estático

Ainda no painel da AWS você pode acessar o terminal SSH por meio do navegador, facilitando configurações mais simples. Esse processo só é recomendado caso você seja o administrador da conta na AWS, se for necessário fornecer acesso SSH para terceiros, então crie uma chave PPK e forneça o login através do Putty. Nós preparamos um artigo e videoaula sobre esse passo a passo que será publicado em breve.

Você também tem direito a um IP estático que pode ser utilizado para acessar a sua instância e fazer configurações internas e externas. Assista nossa videoaula no final dessa página para aprender mais sobre esse e outros processos.

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Todos os nossos cursos em promoção
Todos os nossos cursos em promoção

Webstories

Todos os nossos cursos em promoção


Deixe um comentário
Aguarde...
Todos os nossos cursos em promoção