Alterar tema do Blender 3D

A engine possui vários temas já instalados por padrão que pode ser alterado facilmente.

Nada mais chato do que você instalar um software e ele não ter opções para Light ou Dark Mode, não é mesmo? E digo mais, além dos padrões de cores, não permitir que configuramos o nosso próprio estilo.

Pois bem, o Blender nos permite alterar todo e qualquer parte da engine, inclusive, podemos fazer alterações no comportamento usando o Python, por exemplo.

Sem mais enrolação, vamos ao que importa, que é como alterar os temas, e para isso, clique no menu Edit > Preferences.

Blender menu Preferences
Blender menu Preferences

Uma vez com a aba Preferences aberta, clique no botão Themes, em seguida, você verá uma caixa de seleção indicando Blender Dark, como é o nosso caso e como mostra a imagem abaixo. Clique nessa caixa de seleção, e perceba que vários outros temas aparecerão, conforme você for clicando nesses itens, automaticamente o Blender já vai tendo seu layout modificado.

Modificando o tema padrão do Blender
Modificando o tema padrão do Blender

Feito tudo conforme indicado até aqui, você pode fechar essa janela e as próximas vezes que abrir o software, vai ter sua engine com o layout modificado.

Dica: note que no canto inferior esquerdo, temos um menu, definido com um ícone de três setinhas, no nosso caso, por padrão, a opção Auto-Save Preferences já está marcada, isso faz com que a cada alteração, o Blender salve elas em seus arquivos e os carregue na próxima inicialização.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário