Blender como usar Matcaps

Gunnar CorreaGunnar Correa26/07/2020 às 18:51:28 - 246 acessos

Matcaps são materiais padrões existentes nativamente no Blender.


Hoje venho com mais uma dica rápida, como você já deve ter visto no título do artigo, aqui vamos trabalhar com Matcaps.

Esse recurso é nativo nas versões 2.8X, mas nem sempre foi assim, então, certifique-se de que você está usando uma versão nova e atualizada do Blender para acompanhar a dica.

Matcaps são materiais padrão que podem ser utilizados no módulo de visualização Solid, que impacta diretamente em todos os modelos da tela. Esse recurso, nos permite ter uma visão geral de alguns materiais que podemos aplicar em nossos materiais individuais posteriormente.

Para ativar o Matcap, clique na setinha apontando para baixo, na seção Shading, em seguida, marque a opção Matcap. Feito isso, você poderá clicar no material padrão que é exibido no box, e assim, uma nova janela vai se abrir com uma seleção ampla de novos materiais.Blender ativando Matcaps

Se você habilitou corretamente, então todos os materiais da sua cena, vão estar em uma cor padrão. Não se preocupe, esses materiais não serão visíveis no modo de renderização nem irá sobrescrever os materiais já aplicados.

Blender Matcap Shading

Por hora é isso, nos vemos em breve.


blender tutorial blender matcap blender aulas introdução ao blender como usar matcaps blender curso

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários