Instalar plugin do Makehuman no Blender

Gunnar CorreaGunnar Correa30/05/2015 às 10:15:47 - 16.971 acessos

Com o plugin do Makehuman podemos fazer ajustes dentro do Blender 3D.


Quem já utiliza o Makehuman para gerar modelos humanoides, sabe que a ferramenta é simples e ao mesmo tempo poderosa, além de gerar os modelos, a ferramenta ainda possibilita aplicação de texturas, bones, render e até mesmo exportação para várias plataformas.

Atenção: esse artigo foi escrito na versão 2.74 do Blender e 1.0 do Makehuman.

Splash screen Makehuman

O Makehuman ainda conta plug-ins que podem ser adicionados a outras ferramentas de modelagem 3D, como por exemplo, o Blender, neste artigo será apresentado como fazer o Download, instalar os pacotes e ativar as configurações do User Preferenced no Blender.

Este artigo foi testado e utilizado no Windows 10, sendo que nas versões anteriores o processo é o mesmo.

Download

O Download dos plugins devem ser feitos através do site do Makehuman, clique no botão DownloadBlenderTools, o link para Download está logo abaixo.

Link: http://www.makehumancommunity.org/content/plugins.html.

Download plugin Makehuman

Quando o Download for finalizado, é necessário que descompacte os arquivos para alguma pasta, para que posteriormente seja possível copiá-la para a pasta do Blender.

Após a descompactação, deverão aparecer quatro pastas e uma DLL, estas pastas são: makeclothes, maketarget, makewalk e mhx_importer. Cada pasta contém vários arquivos que serão utilizados dentro Blender.

Importar Plugin Makehuman

Instalação dos pacotes

A instalação destes pacotes é muito simples, basta serem copiadas para dentro da pasta do Blender presente no AppData, mas ainda é necessário que seja criado algumas pastas.

O diretório é, AppData/Roaming/Blender Foundation/Blender/2.74/scripts/addons, sendo que scripts/addons, não existe e necessite ser criado, mas antes disso é devemos entender onde estamos copiando estes pacotes, com uma consulta no site oficial da Microsoft, podemos entender o que é a pasta AppData/Roaming, veja a descrição abaixo.

AppData: AppData contém dados, arquivos e configurações específicos para os aplicativos no seu computador. A pasta está oculta por padrão no Explorador de Arquivos e tem três subpastas ocultas: Local, LocalLow e Roaming.

Roaming. Esta pasta (%appdata%) contém dados que podem mover-se com seu perfil de usuário de computador para computador — como quando você está em um domínio — porque esses dados têm a capacidade de sincronizar com um servidor. Por exemplo, se você entrar em um computador diferente em um domínio, seus favoritos ou seus favoritos do navegador da Web ficarão disponíveis.

Fonte: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-8/what-appdata-folder

Para acessar a pasta AppData, basta ir em Iniciar, Executar e digitar %AppData%, ou abrir o Windows Explorer, na barra de navegação digite %AppData%, conforme apresenta a imagem abaixo.

Navegue até, Blender Foundation\Blender\2.7X, dentro desta pasta, crie outra pasta chamada scripts, abra a pasta scripts e dentro dela crie outra com o nome de addons, agora basta copiar todas as pastas que foram descompactadas junto a DLL para dentro da pasta addons que foi criada.

Pasta de arquivos do Blender 2.74

Ativar configurações

Abra o Blender, no menu File escolha a opção UserPreferences.

Blender User preferences

Após carregar a Janela UserPreferences, clique no botão Add-ons, em seguida clique no botão MakeHuman, ao lado esquerdo da janela, ou se preferir, use o campo de busca logo abaixo do botão Interface.

Listagem de Addons Blender

Após clicar no botão MakeHumam ou fazer uma busca pelo termo, deverá aparecer três opções, clique sobre o quadradinho a frente de cada uma para marca-las.

Adicionando Addon

Por último basta clicar no botão SaveUserSettings, no canto esquerdo inferior da janela, feito isto, as configurações foram aplicadas e salvas, apenas feche a janela e utilize os recursos.

Addon Makehuman

Se tudo ocorreu bem, no menu Import você poderá notar a presença de uma nova opção e também os ajustes de cada parte do modelo.

Modelo deo Makehuman no Blender

Se houver dúvidas, deixem nos comentários.

Até a próxima!


blender makehuman plugin configurações modelagem 3d desenvolvimento corpo humano software aplicar addons appdata roaming windows 10

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários