Orientações das normais no Blender

Gunnar CorreaGunnar Correa21/07/2020 às 19:41:05 - 121 acessos

Orientações das normais no Blender

Com uma ferramenta nativa, é possível visualizar quais faces estão invertidas.


Hoje venho trazer uma dica valiosa, que se trata de uma ferramenta presente dentro do Blender 2.8X, que nos possibilita de forma visual, ver quais normais estão invertidas.

Só para a gente contextualizar o problema, muitas vezes exportamos nosso projeto em FBX, OBJ...para ser utilizado em outros softwares, e quando importamos, temos uma surpresa, parte da nossa mesh está transparente. Para entender o problema, é preciso que você saiba, que, toda face no Blender, aponta para uma direção, e quando as faces da sua mesh estão transparentes, então ela está apontando para o lado oposto.

Face invisível no Blender 2.8

Na imagem acima, podemos ver linhas azuis saindo do centro de cada face, mas na face da esquerda, não. Visualmente, já podemos afirmar que a face está apontando para dentro e quando abrirmos essa mesh em algum outro software 3D, as chances de ficar transparente são gigantescas (algumas engines tratam o both side).

O Blender possui uma ferramenta, chamada de Face Orientation, disponível em Viewport Overlays, um menu que fica oculto, mas pode ser acessado clicando na setinha para baixo, conforme a imagem abaixo. Uma vez com a ferramenta Face Orientation ativada, no espaço 3D, todas as nossas meshs vão ficar azul e vermelho, na qual tudo que está em vermelho, indica que a mesh está apontando para o lado oposto, resumindo, vai ficar transparente.

Só uma dica, em alguns modelos, removemos as faces que não serão visíveis, sendo assim, vai ficar um buraco com a cor vermelha nas meshs, então, certifique-se de que as faces que estarão visíveis, estão em azul

Correção de faces invertidas no Blender - Face Orientation

Okay, sabemos o que está ou não invertido, mas como solucionar? Simples, no modo de edição, temos em Mesh > Normals (alt + n) várias ferramentas, como Recalculate Outside (shift + n), Recalculate Inside (shift + ctrl + n) e Flip.

Normalmente, selecionamos tudo e pressionamos a tecla shift + n, mas nem sempre funciona e você vai ter que selecionar as meshs “rebeldes” e fazer o Flip manual.

Simples né?

Eu vou ficando por aqui e a gente se vê na próxima.


blender normais blender normal blender face invisível blender orientação face blender faces orientações normais blender face orientation blender face flip blender

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Comentários

1 / 8