Jogo de Plataforma com Construct 2

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Aprenda a criar um jogo simples de plataforma com Scirra Construct 2.

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Os jogos de plataforma podem ser criados facilmente com qualquer ferramenta, até mesmo para os mais corajosos, com Javascript puro ou com um framework para jogos.

O fato é que este modelo de jogos existe desde a época do Atari e vem sempre nos surpreendendo com as mais variadas histórias, gráficos e Jogabilidade.

Scirra Construct 2, é uma ótima ferramenta para construção de jogos 2D, a ferramenta não exige que o desenvolvedor saiba programar, pois todas as ações são adicionadas por cliques de condições.

Faça download do pacote de imagens que serão utilizadas. Estas imagens foram retiradas do site Freepik.com.

Abra o Construct e crie um projeto vazio.

Imagem sem descrição.
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Assim que o projeto for criado, clique em uma parte branca, na aba Properties, mude o Layout Size para 600X400. Na aba Projects clique sobre o nome do seu projeto, volte a aba Properties e mude o Window Size para 600X400.

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Renomeie a primeira camada para fundo, ela será responsável por conter o Background e as plataformas.

De um duplo clique no palco e insira um Tiled Background.

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Carregue para o Tiled, o arquivo fundo.jpg.

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Na aba Properties altere o name para fundo, Size troque por 600X400 e Position para 0, 0.

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Clique em uma parte vazia da tela, e insira um Sprite, carregue o arquivo plataformas.png, antes de fechar a janela Edit, clique na opção Crop, ela deve remover todo espaço vazio após o término das curvas.

Após inserir a imagem na cena, altere o name na aba Properties para plataformas.

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Agora ajuste o Sprite criado, conforme mostra a imagem abaixo.

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Crie uma nova Layer e atribua o nome de colisores, tranque a Layer fundo e não se esqueça de clicar em cima da Layer colisores, para selecioná-la.

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Com a Layer colisões selecionada, insira um novo Sprite, carregue o arquivo barra.png, use a ferramenta Crop para remover os espaços vazios e renomeie na aba Properties para barra.

Com a barra selecionada, pressione CTRL+C e CTRL+V para copiar e colar, adicione uma nova cópia e ajuste as duas barras, como mostra a imagem abaixo.

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Agora será adicionado um comportamento Sine, para as barras com ciclo na vertical, as duas barras fazem parte de um único objeto, clique em qualquer uma delas, vá até a aba Properties e clique sobre a opção Behaviors.

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Adicione o componente Sine, presente na guia Movements.

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Agora na aba Properties, na guia Behaviors, contém opções referente ao componente Sine, mude a opção Movement para Vertical, isto nas duas barras, pois a outra contém o componente, mas não é aplicada a mesma configuração.

Com a barra inserida e configurada, adicione agora um novo Sprite, carregue o arquivo fanstasma.png, altere o name para fantasma e configure seu tamanho como apresentado abaixo.

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Com o personagem inserido, adicione o Behavior Platform.

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De Play no jogo e veja que nosso personagem caiu, saindo da cena. Isto ocorre porque não esta ocorrendo colisão, então deve inserir um Sprite vazio ajusta-lo onde terá colisão e adicionar um BehaviorSolid.

Insira um Sprite, porém não carregue nenhum arquivo, apenas feche a janela Edit, assim que for inserido, ajuste seu tamanho para ocupar o espaço da plataforma de baixo, como mostra a imagem abaixo.

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Adicione o BehaviorSolid ao novo Sprite criado.

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De Play no jogo e veja que agora o personagem não cai.

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Faça o mesmo processo, para adicionar novos blocos de colisão, você pode duplicar o Sprite colisores e apenas a justar o tamanho, mas se preferir adicione novos Sprite e utilize o BehaviorSolid, os novos colisores devem estar no tamanho e posição como mostrado na imagem abaixo destacado em vermelho.

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Adicione o BehaviorSolid para os Sprite barra, o mesmo que adicionamos o Sine.

Com os blocos de colisões adicionados, fazendo as plataformas ter colisão, agora vamos adicionar a chave, para isto adicione um novo Sprite e carregue o arquivo chave.png, e adicione no canto superior direito da cena, atribua o nome de chave.

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Agora vamos começar adicionar os eventos e condições.

De um duplo clique na cena e adicione o Input Keyboard.

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Adicione os seguintes eventos e condições, no Event Sheet.

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Para finalizarmos, crie uma nova Layer chamada de final, e carregue o arquivo final.png, altere seu nome para final.

Esta imagem só deverá aparecer após o Player tocar na chave, então na aba Properties, altere a opção Initialvisibility para Invisible e oculte a Layer final.

Adicione os eventos e condições apresentada na imagem abaixo.

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Com isto de Play no jogo e encoste na chave e verá o final, não deixe de assistir o vídeo abaixo, ele apresenta como criar este mesmo jogo, porém de forma muito mais detalhada e com novos recursos, como Som e coleta de Moedas.

Exporte o jogo para HTML 5 e passe para seus amigos e familiares se divertir.

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Se você não conferiu a criação do jogo SpaceInaders, acesse a categoria Construct 2 e tente reproduzir o jogo, será de suma importância para o seu aprendizado.

Até a próxima.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

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