Para finalizar nosso Game, vamos adicionar áudio e também publicar em HTML nosso Jogo, na versão gratuita da ferramenta, há várias restrições para compilar para outras plataformas, isto não é um problema, afinal, é uma versão de testes.
Você deve fazer o Download dos arquivos de áudio, clicando no botão abaixo, são arquivos WAV com tamanho de 241 KB, Quando finalizar o Download, descompacte a pasta em algum lugar de fácil acesso em seu computador.
Na paleta Project e na Aba Project, contém uma pasta chamada Sounds, clique com o botão direito do Mouse em cima da pasta e por último clique em Importsounds.
Agora você deve importar os quatro arquivos de áudio que fez o Download, para isto navegue até a pasta descompactada, selecione os quatro arquivos e clique em Abrir.
Feito isto, o Construct se encarregará de verificar os arquivos e tentar converter para Ogg caso já não esteja no formato, então recomendo que sempre carregue arquivos Ogg, evitando MP3 e Wav que em alguns casos o Wav não é convertido.
Por fim, clique em import e Ok.
Agora devemos inserir o Objeto Audio, para isto de um duplo clique no placo, selecione o objeto Audio no módulo Medias e clique em Insert.
Visualmente nada aparece no palco.
Agora vá até EventSheet, adicione uma novaação no evento Keyboard, que serve para criar o projetil.
Clique em AddAction, Selecione Audio, clique em Next.
No módulo General, selecione Play e clique em Next.
Em Audiofile, selecione o áudio shoot, perceba que todos os arquivos de áudio que carregamos aparece na lista. Não necessitamos configurar mais nada, apenas clique em Done.
Faça o mesmo processo para os Eventos Inimigos, mas carregue o áudio explosion.
Você pode copiar a ação e colar nos inimigos, alterando apenas o AudioFile, assim fica mais rápido e fácil.
Para o evento que compara a quantidade de inimigos e exibe a mensagem de The End, carregue o áudio Success.
Possivelmente durante a conversão ou leitura do Construct o áudio é totalmente distorcido, assim perdendo o som original, mas como é para fins de teste educacional está valendo, mas adianto que o áudio Sucsess não esta legal.
Para finalizar nossa sonorização, adicione um novo evento, clicando em Addevent, selecione System, clique em Next, no módulo Start&end, selecione OnstartofLayout para finalizar, clique em Done.
Este evento será executado quando o Game é carregado.
Adicione a este evento a ação de áudio, carregando o Audiofilestart.
Finalizamos aqui todo o desenvolvimento do nosso Game, nos resta exportar para HTML.
Clique no menu File em seguida em ExportProject.
No módulo Web, clique em HTML5website e clique em Next.
Clique sobre os trêspontos em frente ao campo Exportfilesto, procure a pasta na qual deseja exportar seu jogo e clique em Next.
Na janela seguinte selecione Normalstyle caso já não esteja selecionado e clique no botão Export.
Aguarde alguns instantes até que o Construct indique finalizado.
Vá até a pasta do seu Game e execute, caso esteja usando o Firefox, pois o Google Chrome não vai carregar por questões de segurança, exceto se tiver em um servidor Web.
E assim finalizamos nossa série de aulas de como recriar o game Space Invaders no Scirra Construct 2, espero que tenham gostado.
Dúvidas, críticas ou sugestões, basta deixar nos comentários.
Até a próxima.