Conhecendo o Atari 2600

Gunnar CorreaGunnar Correa13/07/2015 às 10:49:00 - 8.521 acessos

O famigerado é conhecido por seus títulos de sucesso e uma grande variedade de jogos.


A marca Atari é até hoje conhecida pelo seu passado, com o desenvolvimento de grandes consoles e grandes nomes de jogos para seu Hardware.

Há algum tempo atrás, quando a capacidade de armazenamento e processamento dos componentes eletrônicos eram limitados e baixos, várias empresas decidiram arriscar no ramo de jogos e criar seus consoles e jogos para consoles existentes, mesmo sabendo dos riscos, que eram ter seus jogos fracassados e investimentos perdidos.

Naquela época os jogos eram lançados em cartuchos com chips revestido com capas de plástico, e por mais estranho que se pareça, as imagens das capas tinham uma definição muito boa, mas quando rodava os jogos, eram tudo quadriculado, não dava para notar detalhes e nem mesmo em alguns jogos quem era o Player.

A famosa Atari decidiu lançar o Atari 2600, no ano de 1977, com o preço de 199 Dólares com 9 títulos de jogos, resultando na venda de 30 milhões de unidades, com o jogo Pac Man tendo 7 Milhões de unidades vendidas para seu console.


Abaixo está listado alguns dos principais jogos lançados para o Atari 2600.

Space Invaders

Data de lançamento: 1978.
Produtora: Taito.
Gênero: Tiro.
Unidadesvendidas: +1 milhão.
Objetivo: O jogo se passava em uma invasão alienígena, o objetivo do jogador era destruir todos inimigos com sua nave, e se defender dos ataques.


Kaboom

Data de lançamento: 1981.
Produtora: Activision.
Gênero: Ação.
Unidadesvendidas: +1 milhão.
Objetivo: Um pouco diferente do que você pode estar acostumado, o jogador tinha que coletar todas as bombas que eram jogadas de cima de um prédio com um barril, a velocidade aumentava conforme o jogador avançava no game.


River Raid

Data de lançamento: 1982.
Produtora: Activision.
Gênero: Tiro.
Unidadesvendidas: +1 milhão.
Objetivo: Atire primeiro e pergunte depois, este era o lema do jogo, onde o jogador deveria destruir tudo que viesse pela frente, mas era necessário coletar os combustíveis para a sua nave.


Adventure

Data de lançamento: 1979.
Produtora: Atari.
Gênero: Aventura.
Unidadesvendidas: desconhecido.
Objetivo: Este para muitos foi considerado o primeiro RPG e é o primeiro jogo a conter Easter Eggs, era necessário encontrar um cálice enquanto fugia de três furiosos dragões.


Pitfall

Data de lançamento: 1982.
Produtora: Activision.
Gênero: Aventura.
Unidadesvendidas: +4 milhões.
Objetivo: O jogador tinha um tempo de 20 minutos para coletar 32 tesouros em uma floresta cheia de Armadilhas, Cobras, Jacarés e insetos, este foi um dos jogos mais vendidos para o Atari 2600.


Pac-Man

Data de lançamento: 1980.
Produtora: Namco.
Gênero: Labirinto.
Unidadesvendidas: +7 milhões.
Objetivo: O jogador controlava um personagem amarelo que ficava com a boca abrindo e fechando, com o objetivo de comer todas as frutinhas do labirinto enquanto fugia de alguns fantasmas, o mais legal era que o personagem sempre andava para frente e o jogador tinha que administrar em qual lugar ele iria entrar.
Versão Online: http://www.clickjogos.com.br/Jogos-online/Classicos/Pacman-come-come/

 

Acredite foram produzimos mais de 400 jogos para o Atari, inclusive alguns mancharam a imagem do console, mesmo a empresa entrando com ação judicial para não permitir o lançamento de alguns cartuchos.

A Atari foi a responsável pelos avanços dos jogos até os dias atuais, se não fosse pela a empresa, talvez não existiriam muitos dos jogos na qual gostamos muito.

Um fato curioso sobre a empresa, é que ela foi comprada várias vezes.

Bom, esta é uma breve história do console Atari 2600, espero que gostado e compartilhe seus conhecimentos nos comentários.

Até aproxima!


história atari atari 2600 jogos pac-man pitfall adventure space invaders kaboom river raiid artigo activision cartuchos console atari jogos famigerado

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários