Entrevista com o produtor de Mayday - The Survival Island

Entrevista com o produtor de Mayday - The Survival Island

Produtores falaram sobre o processo de desenvolvimento e deram dicas para quem pretende publicar seus jogos.

Publicado em

O mercado de games no Brasil vem crescendo a cada ano, isso faz com que cada novo jogo seja lançado com um grande diferencial das Triple-A, que com o medo do fracasso, preferem investir em “jogos mais do mesmo”.

Os games Indies estão em todos os lugares, na Steam, XBox, Switch, Playstation, Celulares, entre outras plataformas. Acontece que criar um jogo por menor e mais simples que pareça, os desafios são grandes e requer uma boa organização, do contrário, o fracasso é certo.

Tivemos a honra de entrevistar o Daniel Siqueira da Pequi Studios, artista e desenvolvedor do jogo Mayday - The Survivor Island. Nessa entrevista ele nos conta o processo de desenvolvimento, da dicas para iniciantes, fala sobre o mercado, os desafios que passou para conseguir trabalhar no seu maior título até o momento e mais um monte de outras informações.

Confira a entrevista completa no vídeo abaixo.

Pergunta extra

Em relação a publicação do título na Steam, você poderia falar para gente como foi o processo?
Muitos devs sabem que apenas tem a taxa dos 100 dólares, mas sabemos que não é só isso. Você teve que colocar o jogo como beta, enviar alguma papelada, qual foi o processo?

Isso, a primeira etapa é se cadastrar, pagar os 100 dólares (389,00 reais, dá para dividir em 3x no cartão) e depois de uns 3 dias você tem seu primeiro espaço liberado para postar o seu jogo na loja. 

Daí você vai seguir um checklist que começa com o nome do jogo e vai até você ter a página pronta para ser publicada na Steam. Nesse momento temos que mandar a página para a Steam aprovar e depois de 3 dias se estiver tudo certo você pode apertar o botão publicar e pronto, sua página estará no ar. 

Até esse momento não é preciso apresentar a build do jogo. O Mayday nos colocamos a página no ar com 3 meses de projeto, antes mesmo de ter um trailer, aí cada imagem relevante nova que criamos acrescentamos lá na página do jogo. 

Nessa etapa de montar a página da loja a steam tem um arquivo com os templates com todos os formatos de imagens necessário para as diferentes áreas da loja. A dica que eu dou aqui é fazer a capa principal com todos os elementos separados, fundo, logo, ilustrações, deixe tudo em blocos para poder ir ajustando para diferentes formatos. 

Tem uma regra na Steam que a página tem que ficar no mínimo duas semanas no ar antes do lançamento do jogo, mas não tem tempo máximo, é bom colocar bem antes do lançamento para ir juntando wishlist. 
Para publicar, você manda a build do jogo para ser aprovada e a Steam normalmente responde em 3 dias, aí você já pode publicar seu jogo. Depois que a Steam aprova a build é possível mudar o que quiser e não precisa de outra aprovação. 

Basicamente é isso.

Links úteis

Pagina da Steam do Mayday: https://store.steampowered.com/app/1686230/Mayday_The_Survival_Island/

Twitter: https://twitter.com/MAICK87697100

Instagram: https://www.instagram.com/pequistudios/

Facebook: https://www.facebook.com/pequiestudio

Adicione o Mayday a lista de compras, isso ajuda muito o game, pois a Steam entende que há interesse no jogo e começa a mostrar ele para potencias jogadores.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...