Todos os dias diversos desenvolvedores independentes trabalham por horas em seus projetos, todo o esforço e dedicação ao trabalho consequentemente gera ótimos resultados. Mais uma vez trago aqui um jogo de sucesso, onde a equipe de desenvolvimento trabalhou por longos meses, e agora está compartilhando sua experiência com o portal.
Para essa entrevista, a equipe do DB World Z conta os detalhes dos bastidores do desenvolvimento do game, e também deixa algumas dicas para os demais desenvolvedores.
Nome do jogo: Saiyan World (DB World Z)
Site: www.dragonballworldz.com
Loja: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.gameworldz.dbworldz&hl=pt
Integrantes: Bruno felippo, Henrique Kaioken, Kevin Dias, Charles Gonçalves
Links de redes sociais: https://pt-br.facebook.com/DBWorldZ
SatellaSoft: Fale um pouco sobre o tema do jogo e sua ambientação?
Equipe DB World Z: O Jogo é sobre uma do animes mais famosos, Dragon Ball. O jogo é no estilo RPG, aonde você pode montar sua própria Equipe, aonde existem mais de mil personagens.
SatellaSoft: Como surgiu a ideia de desenvolver o game?
Equipe DB World Z: A ideia do jogo surgiu a mais de 5 anos, aonde primeiramente ele foi construído para o Sistema de Web Site e hoje estamos com o aplicativo mobile para Android.
SatellaSoft: Há quanto tempo vocês atuam no desenvolvimento de games?
Equipe DB World Z: Os membros da Equipe possuem uma bagagem e experiência na área de programação e Jogos Digitais a um bom tempo, como também temos um membro com Graduação na área de Jogos Digitais.
SatellaSoft: Com a experiência em programação, o que você tem a dizer aos iniciantes em programação, ou para aqueles que tem dificuldade em aprender?
Equipe DB World Z: Primeiro de tudo paciência J. Para aprender a programar o primeiro passo, é saber que todos os dias você vai aprender, sempre existirá obstáculos a serem ultrapassados. Programar tem que fazer parte do seu hábito e acima de tudo praticar.
SatellaSoft: Qual Engine está sendo utilizada para o desenvolvimento do game e porque optou em usa-la?
Equipe DB World Z: Utilizamos a Unity 5 para desenvolver, pois atualmente para jogos Indie é a melhor ferramenta do mercado. Possui uma vasta opção de sincronização com as ferramentas do Google Play.
SatellaSoft: Quais foram ou são as grandes dificuldades?
Equipe DB World Z: São e ainda temos que melhorar a cada dia é a parte de segurança, tanto com o banco de dados e a segurança das informações no dispositivo do usuário.
SatellaSoft: Para qual plataforma deseja distribuir o game?
Equipe DB World Z: O jogo está disponível para Android.
SatellaSoft: Fale sobre sua formação do ramo de games e de seus integrantes.
Equipe DB World Z: a maioria dos membros possui uma formação acadêmica na área de Tecnologia. Podemos destacar o Bruno que foi o principal membro desde o começo, além das suas experiências passadas, neste ano recebeu a graduação de Tecnólogo em Jogos Digitais.
SatellaSoft: Sinta-se à vontade para deixar quaisquer observações e comentários extras.
Equipe DB World Z: Nosso jogo é feito por fãs diretamente para todos os Fãs de Dragon Ball. Realizamos 100% do projeto nacionalmente e isto mostra que o Brasil tem bastante potencial no mercado e games.
SatellaSoft: Qual conselho você gostaria de dar aos iniciantes em desenvolvimento?
Equipe DB World Z: Antes de iniciar qualquer projeto, coloque tudo no papel e faça uma análise se realmente o que você está pensando tem mercado. Criar Jogos não é uma coisa fácil, necessita planejamento e persistência.
SatellaSoft: Você acredita que é possível desenvolver um bom jogo com um orçamento muito baixo?
Equipe DB World Z: Sim, creio que esta é a situação de quase todos os criadores de Jogos no Brasil. Você leva bem mais tempo, mas é possível sim.
Figura 1: Tela inicial (Imagem cedida pela equipe DB World Z)
Figura 2: Equipe de Jogadores (Imagem cedida pela equipe DB World Z)
Figura 3: Batalha entre os personagens (Imagem cedida pela equipe DB World Z )
Agradecemos a equipe do DB World Z por colabora com o portal e compartilhar estas importantes informações.
Até a próxima.