O que é modelagem Low Poly

Gunnar CorreaGunnar Correa14/07/2015 às 12:19:45 - 12.644 acessos

Saiba o que é Low Poly e por que devemos aderir a este tipo de modelagem.


Certamente você já deve ter jogado algum game onde cenas com maior número de detalhamento o jogo dava algumas travadas, isto acontece pelo fato das modelagens presentes apresentarem muitos polígonos ou muitos efeitos para serem processados e a sua placa de vídeo tem que renderizá-las em tempo real, o resultado foi que demorou um tempo a mais que o normal e acabou perdendo a sincronia, resultando em travamentos ou Bugs.

Low Poly é um tipo de modelagem que tem por objetivo diminuir muito a quantidade de polígonos presentes nos modelos, e é utilizado muito por modeladores, desenvolvedores de jogos e até mesmo por ilustradores.

Este tipo de modelagem garante que o modelo não vai ficar muito pesado, e o objeto vai ficar com aparência quadriculada, mas para burlar esta aparência é necessário aplicar uma boa textura ou fazer um ótimo Render.

O modelador 3D, Vinicius Ribeiro ressaltou algumas informações muito importantes e desconhecidas para muitas pessoas, em nota exclusiva para o SatellaSoft, Vinicius diz que a modelagem Low Poly não é nenhum pouco difícil, mas exige que o modelador tenha criatividade e não muita prática, não é necessário conhecer completamente a ferramenta que será utilizada, pois a sua maior ferramenta é sua criatividade.

Vinicius trabalha com modelagem há quase um ano e deixa a dica, pegue imagens, músicas, cenas que você vivenciou e passe para a modelagem 3D, mas sempre seja original e por fim, utilize um bom Render.

Abaixo segue alguns Render feito por Vinicius Ribeiro, que por sinal ficou muito bom.

Imagem 1:

Quarto feito com modelagem low poly

 

Imagem 2:

Paisagem modelo Low Poly

 

Imagem 3:

Árvore e água low poly

Acesse o portfólio de Vinicius Ribeiro para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho, http://viniciusrefresh.wix.com/viniciusart.

Quanto menos polígonos uma cena tiver mais rápido e preciso será o processamento do jogo, pois a placa de vídeo não vai ficar muito tempo Renderizando toda a cena, já que tudo estará projetado para ter um pequeno processamento.

Muitos jogos utilizam o Low Poly para objetos que não terão interação com o jogador, seja um prédio muito longe, latinhas jogadas pelo chão entre muitos outros objetos.

Podemos usar como um bom exemplo o jogo TheLast Of Us, onde o game possui inúmeros detalhes que não é notado pelo jogador durante uma cena de ação, por exemplo.

Veja a imagem abaixo, rapidamente, depois olhe novamente notando cada detalhe da cena, como os fios do poste, sombras das escadas, janelas dos prédios quebradas e itens dentro das árvores. Tudo isto é criado para deixar o jogo o mais real possível, mas estes detalhes são criados para ter uma pequena taxa de processamento, caso contrário o game rodaria apenas em computadores Gamers, o que não é barato.

Jogo The Last of Us

Pegue um jogo que você goste muito, e comece a reparar em cada detalhe de cena, saiba que detalhes passados despercebidos foram modelados, texturizados e por último inserido no jogo.

Espero que tenham entendido o porquê utilizar esta técnica de modelagem.


Low poly Modelagem Poligonal Games Desenvolvimento contrução the Last Of Us 3D Computadores Gamers Renderização Processamento

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários