Em cursos como ciência da computação, os alunos desenvolvem simples modelos tridimensionais sem a utilização de Softwares específicos da área para auxiliar, nos exercícios é requisitado apresentação de cubos, movimentação em espaço tridimensional, dentre outros. O fato é que fazer isto no cru é muito difícil e leva muito tempo.
Partindo do princípio que gerar modelos e animações sem auxílios de Softwares específicos, leva muito tempo, é obvio que o custo será muito maior, pois além de gerar simples cubos, é necessário aplicar Texturas, Iluminações e outros aspectos, como física, que interfere no modelo. As empresas são obrigadas a utilizar as famosas Engines, seja para modelagem, animação, texturização e até produzir seus games.
Mas afinal, o que realmente é uma Engine?
Engine ou motores de jogos, são softwares responsáveis pela criação e manipulação de modelos tridimensionais, estes softwares oferecem suporte à iluminação, física, texturas e outras ferramentas, como Renderização de imagens. Com a utilização de Engine, a produção de jogos é muito mais rápida tendo até a possibilidade de desenvolvimento em grupo, estas Engine possibilitam a integração e suporte a modelos criados em outras ferramentas, como por exemplo, um cenário feito no Blender e exportado na extensão .FBX.
Atualmente existe no mercado uma grande variedade de Engine, como: UDK, CryEngine e Unity3D. Há também Engines para modelos bidimensionais que são: GameMaker, Phaser e Construct2.
Abaixo você pode visualizar a imagem da UnrealDevelopmentKit ou UDK, que é uma Engine muito poderosa utilizada para criação de jogos, tais como Spec Ops: The Line e Painkiller.
Depois de muitos anos, a UDK foi descontinuada e deu espaço para a Unreal, com um motor aprimorado, novas ferramentas e recursos. Atualmente (2018 vesão 4.2) a Unreal é distribuida gratuitamente, na qual os desenvolvedores pagam os royalties apenas durante as vendas.
O Blender3D é uma Engine que pode ser utilizado para fazer Animações, Jogos, Renderização e até mesmo edição de vídeo.
Unity3D é uma Engine muito poderosa, que pode criar jogos, fazer animações, além de permitir a exportação para Playstation, Xbox, Android, IOs e muitas outras plataformas.
Quando se fala em Engine, não devemos deixar de falar da CryEngine, este poderoso Software foi responsável pela criação da série FarCry, lançado pela Ubisoft.
Para games bidimensionais existem várias Engine, mas Construct2 é a mais utilizada, está Engine permite a criação de jogos e exportar para Facebook, Browser, Mobile e outras plataformas.
Um termo que não se deve utilizar é, “Qual a melhor Engine para produção de jogos”, pois cada Engine possui funcionalidades específicas que podem ser utilizadas no game, mas é cada Engine tem seus preços de utilização.
Então, ficamos por aqui, se houver dúvidas, deixem nos comentários.