Medindo a voltagem com multímetro digital

Gunnar CorreaGunnar Correa04/08/2020 às 22:06:55 - 295 acessos

Medindo a voltagem com multímetro digital

Com o equipamento podemos medir tensões de até 750V.


Hoje venho com uma dica simples, porém, acredito que muitas pessoas ainda tem dificuldades em fazer a medição da voltagem elétrica, que no nosso país, gira em torno de 110 à 220 Volts, isso em casas e prédios residenciais.

Vale lembrar, que aqui vamos usar um equipamento digital, mas ele não é a única opção no mercado, existem chaveiros, canetas e outros componentes mais simples.

Chaveiro medidor de voltagem

Nem preciso dizer que esse procedimento deve ser executado por um adulto, né?

Bom, vamos lá, pegue o seu multímetro digital e deixe a chave voltada para o número 750 na marcação ACV. Conecte um dos plugs, de preferência o mais escuro, no encaixe COM, já o plug mais claro, conecte no encaixe VΩma. Certifique-de de que a sua conexão está montada conforme a imagem abaixo.

Recomendamos fortemente, realizar primeiramente um teste com uma bateria de 9V ou uma pilha, apenas para se familiarizar com o procedimento. Se estiver dúvidas ou medo de realizar o teste, pedimos que pare o processo e procure um profissional capacitado. O choque de uma tomada, pode levar desde sérias queimaduras por todo o corpo, até a morte.

Medindo a voltagem com multímetro digital

Certifique-se de que as pontas estejam devidamente limpas e secas antes de prosseguir. Segurando as pontas isoladas, insira-os na tomada e verifique a voltagem presente no multímetro. 

Usando um multímetro digital para medir a voltagem de uma tomada.

Como você pode notar, o processo é simples, mas deve ser realizado com muita atenção.

Por hora é isso, nos vemos na próxima.


medir voltagem usando multimetro voltagem com multrimetro multimetro voltagem medir tensão multimetro tensão

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.