Baixando, Instalando e Configurando jogos no Raspberry PI através do RetroPie

Baixando, Instalando e Configurando jogos no Raspberry PI através do RetroPie

Instalando a imagem do RetroPie, será possível criar uma incrível estação para emulação de diversos jogos.

Já pensou em ter um console de baixo custo e alto desempenho para jogar seus clássicos games? Pois saiba que isso é possível com o uso do Paspberry PI através da imagem do RetroPIE. Durante esse artigo você vai conferir tudo o que é necessário para criar sua própria estação de emulação.

Nos próximos parágrafos você confere nosso artigo sobre o tema, porém, no final tem o vídeo completo na integra com o passo a passo.

 

O que é o Raspberry PI

Raspberry PI é uma série minicomputadores com uma única placa, existindo diversas versões no mercado com diferentes processamentos. Atualmente é muito utilizado para criar réplicas de videogames como também para rodar imagens específicas de Linux.

Com esse hardware é possível conectá-lo em uma saída HDMI, ligar periféricos USB como mouse, teclado, joystick, adaptador de wifi e até mesmo uma conexão via cabo de rede. Ainda existem no mercado inúmeros cases, possibilitando assim que seu Raspberry PI fique elegante ao mesmo tempo que deslumbra com suas funcionalidades.

A pouco tempo foi inserido display LED de 7 polegadas, facilitando ainda mais a configuração e expandindo as aplicações dessa placa.

Placa Raspberry PI 2B
Placa Raspberry PI 2B

O que é o RetroPie

RetroPie é uma distribuição Linux que contém diversos sistemas e configurações para criar um ambiente de emulação perfeito. Esse é o sistema operacional por trás do nosso tutorial, é através dele que será possível ler as nossas Roms.

A imagem do RetroPie foi criada para ser instalada no Raspberry, embora ela possa ser utilizada também de outras formas.

Por baixo dos panos o RetroPie faz uso do software Emulation Station, que é toda a interface  e funcionalidade que vamos utilizar. 

Documentação: https://retropie.org.uk/docs

Logo oficial do RetroPIe
Logo oficial do RetroPIe

O que será necessário para montar a estação de emulação

Além do Raspberry, é necessário alguns outros recursos para que possamos usufruir com toda qualidade e conforto da nossa estação de emulação.

Confira a lista de recursos abaixo:

  • Joystick USB - Vamos utilizar para jogar
  • Pen Drive - É nele que vamos salvar nossas ROms
  • Micro SD - É nesse dispositivo que vamos instalar a imagem do RetroPie
  • Adaptador de Micro SD para o computador
  • Raspberry PI - Hardware principal para configuração e execução da estação
  • Cabo HDMI - Utilizamos para conectar o nosso Raspberry a televisão
  • Fonte de alimentação 5V 3A - Utilizamos para alimentar o Raspberry

Periféricos necessários para o Raspberry PI
Periféricos necessários para o Raspberry PI

Seu Micro SD pode estar bloqueado para escrita

Os adaptadores de Micro SD contém um mecanismo que previne e bloqueia a escrita no Micro SD, garantindo mais segurança ao dispositivo. 

Caso esteja utilizando um adaptador, certifique-se na lateral que a trava não esteja em Lock, possibilitando assim que a gente possa gravar a imagem no dispositivo.

Habilitando o Micro SD para escrita
Habilitando o Micro SD para escrita

Instalando o Raspberry PI OS

Para que seja possível instalar a imagem do RetroPie no nosso Raspberry, vamos precisar do Raspberry PI OS, ele é uma interface gráfica que permite facilmente instalar alguns sistemas no nosso Hardware. Tudo o que precisamos fazer é selecionar o dispositivo, a imagem e clicar em em escrever.

Site do programa: https://www.raspberrypi.com/software

Raspberry PI OS
Raspberry PI OS

Conectando o Raspberry na TV

A conexão é muito simples, porém, recomendamos que conecte todos os dispositivos USB e HDMI antes de ligar a fonte de alimentação, já que assim você pode evitar um mau contato durante o encaixe e corromper seu hardware.

Conectando o Raspberry a TV e energia
Conectando o Raspberry a TV e energia

Como transferir jogos para o RetroPie

Com o Pendrive formatado, crie uma pasta dentro dele chamada de retropie, essa será a pasta que nossos jogos estarão disponíveis em breve. 

Desconecte o Pendrive e conecte ao seu Raspberry já com o RetroPie instalado, recomendamos que reinicie seu RetroPie e após a inicialização, remova o Pendrive.

Retomando ao computador, agora ao abrir a pasta retropie que foi criada anteriormente, você verá uma outra pasta chamada roms e dentro dela várias outras pastas referentes aos nossos emuladores. Tudo o que você precisa fazer é copiar as suas roms para dentro de suas respectivas pastas.

Quando finalizar a cópia, remova o Pendrive em segurança, conecte novamente ao Raspberry e reinicie o emulador. Assim que você conectar o Pendrive, nenhum emulador aparecerá disponível até que você reinicie o dispositivo.

Tela principal do RetroPie
Tela principal do RetroPie

Aprenda a fazer toda a instalação do RetroPie

Até aqui você conferiu algumas informações extras e recursos que foram discutidos em nosso vídeo, então, agora você poderá assisti-lo através do player abaixo ou diretamente no Youtube.

 

Aprenda a criar seus próprios jogos

Jogar é muito bom, mas sabia que você pode aprender a criar seus próprios jogos? Pois é, nós temos alguns cursos que vão te ajudar nisso.

O processo de desenvolver um game está cada vez mais acessível ao público, com diversos motores gráficos e ferramentas disponíveis.

Crie jogos na Unity 3D 

Esse é o nosso mais completo e atualizado curso de Unity 3D, uma das principais ferramentas e motores gráficos para a produção de jogos para celular, computadores, console e outros dispositivos.

Matricule-se em: https://academy.satellasoft.com/course/introducao-a-unity-3d

Space Invaders 3D com Unity

Ainda falando sobre a Unity 3D, neste curso você recria o clássico game Space Invader totalmente 3D e repaginado.

Matricule-se em: https://academy.satellasoft.com/course/space-invaders-3d-com-unity

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário