Configurando a Steam Link no Android

Gunnar CorreaGunnar Correa26/12/2020 às 12:26:19 - 863 acessos

Configurando a Steam Link no Android

Utilizando um aplicativo gratuito podemos fazer o streaming do jogo no celular.


O sonho de todo jogador é poder em qualquer dispositivo abrir e reproduzir o seu game, independente se ele é um exclusivo de consoles ou só roda em um PC muito robusto.

Felizmente podemos realizar uma parte desse sonho, que é rodar jogos de PC no celular, mas acalme-se, vamos apenar fazer o streaming dos controles para o PC e em troca, eles nos devolve imagens e vídeos.

O que é a Steam Link

Steam Link é um dos produtos da Valve Steam, originalmente lançado em Novembro de 2015, um hardware que seria o mesmo que um console, chegando com o custo de 460 a 5 mil dólares, um valor muito superior aos consoles da época, que era o PS4 e Xbox One.

O console da Valve rodava por de baixo dos panos o SteamOS, um sistema operacional próprio e criado exclusivamente para rodar games, diferente de sistemas Windows, que é visto com muito desprezo pelos jogadores.

O steam Link basicamente faz o streaming do Inputs e enviam para um dispositivo central, no caso uma Steam Machine ou um PC, que por sua vez, recebe os dados do controle, processa os quadros e devolve áudio e vídeo da partida.


As configurações eram ótimas para época, pois um sistema operacional baseado em Linux com certeza faria muito mais do que um Windows pode oferecer.

  • CPU: Intel Core i7-4770, i5-4570 ou i3
  • Placa de vídeo : Nvidia GeForce GTX Titan, GTX 780, GTX 760 e GTX 660 com 3 GB GDDR5
  • RAM principal: 16 GB DDR3 -1600
  • Disco rígido: armazenamento de 1 TB / unidade híbrida de cache SSD de 8 GB

Steam Link

Fonte imagem: Toben.

O fim da Steam Link

Em Novembro de 2018, a Valve anunciou o fim do projeto, dando ele por cancelado. O número de vendas ficou bem abaixo do esperado segundo grandes veículos de comunicação, já que a Valve nunca revelou os verdadeiros números.

A proposta do Steam Link era de longe incrível, mas a falta de suporte para seus fabricantes e usuários acabaram em que vários fabricantes deixaram no mesmo ano de lançamento de fabricar o console, pois não haviam o suporte mínimo necessário, como atualização de drivers para os hardwares. 

A falta de atualização para o hardware não só deixava os fabricantes mas como os usuários finais na mão, em resumo, a Valve queria lançar um produto e não se dar o trabalho de mantê-lo.

Baixando e configurando a Steam Link

Preparamos uma videoaula para você entender passo a pass, confira a baixo.

Steam link: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.valvesoftware.steamlink&hl=pt_BR&gl=US.

 


steam link configurar steam link steam link android baixar steam link steam link o que é jogar no celular

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com