HTML do básico ao avançado parte 2

Gunnar CorreaGunnar Correa27/02/2015 - 8.163 acessos

Aqui vamos ver um pouco sobre a validação de um documento HTML e a sua importância para os dias atuais.


W3C é um consorcio que rege normas de padronização para o HTML, o W3C é muito rigoroso em relação a erros em páginas.

A padronização melhora a interpretação do código no navegador, tornando a página mais limpo, mais rápido e totalmente semântico. Mater um código organizado e bem estruturado, ajuda e muito no rankeamento de páginas pelos buscadores, como o Google, por exemplo.

Atualmente alguns motores de busca tem mais facilidade de indexar páginas que seguem as normas de semânticas estabelecidas pela W3C.

O site oficial do validador é: http://validator.w3.org/

Você pode enviar um documento HTML para validar, informar a URL ou redigir o código.

Acesse o site, no campo Address: informe a URL de um site e clique em Check.

Se o site estiver validado você verá uma imagem como a mostrada abaixo, caso não esteja ele informará exatamente onde estão os erros que ele encontrou.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Existe três tipos de validação, Por URL como você já fez, por arquivo e por código.

Basta clicar na aba Validate by File Upload, clicar em escolher o arquivo HTML que você deseja validar e clicar em Check, feito isso ele já te informa se o arquivo contém algum erro.

Há também a possibilidade de validar diretamente pelo site, ou seja, você insere o código HTML dentro de um campo e clica em Check, ele verifica o código que foi digitado.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Manter uma página dentro dos padrões deveria ser obrigatório para todos os navegadores, se está validado exibe a página, se não estiver não exibe, o mesmo deveria ser aplicado aos buscadores como o Google.

Existe um programa chamado Total Validator, ele serve para validar o código direto em sua máquina, sem precisar enviar URL, UpLoad para o W3c.

Site oficial do Validator: http://www.totalvalidator.com/

Recomendo que faça o Download do software e instale, ele é menos que 5 MB.

Para usá-lo é muito simples, clique em Browse, procure seu arquivo HTML e clique em Validate, após a validação ele abre seu navegador e informa os erros encontrados.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Usar um validador não é apenas ter um site aprovado por um consorcio e sim saber se você está escrevendo corretamente uma página, se o site tem links quebrados, TAG quebradas, Ids duplicados entre muitas outras coisas, será informado na validação.


html w3c validator páginas documentos web site marcação hyper texto notepad++ tutorial css

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com