Diferença entre VPS e Hospedagem compartilhada

Todos os nossos cursos em promoção

Através da contratação de diferentes serviços é necessário estar atento aos prós e contras para não ser pego de surpresa.

Publicado em

Colocar um site ou serviço na Internet tornou-se um processo simples e cada vez mais barato, aliás, são inúmeras empresas oferecendo diferentes serviços. Mas atenção, é importante ficar de olho em cada uma delas para que o barato não saia caro.

Tanto um servidor VPS quanto uma hospedagem compartilhada requerem atenção e conhecimento sobre seus prós e contras. Cada serviço é indicado para um público em específico, variando desde leigos na computação até administradores experientes de sistemas.

Confira abaixo nossa análise com base em dados reais que coletamos internamente na SatellaSoft e relatos de usuários nos grupos de redes sociais.

Hospedagem compartilhada

Uma hospedagem compartilhada é um servidor na Internet que contém outros tantos sites hospedados, o cliente basicamente divide espaço e processamento com outros serviços. As empresas que mantêm esse servidor podem desativar e atualizar o servidor sem aviso prévio, mesmo que deixe o seu site fora ou que gere problemas futuros.

Um dos problemas das hospedagens compartilhadas é que elas oferecem envio de e-mails, mas como são inúmeros sites utilizando o mesmo serviço através do mesmo IP, seus e-mails podem cair na caixa de spam do cliente/usuário. Em resumo, outros clientes que usam o mesmo servidor podem enviar e-mails do tipo spam e isso prejudica o que chamamos de reputação do IP.

Em contrapartida, tem um custo muito barato e é recomendado para quem está querendo colocar seu site na Internet de forma amadora, não se preocupando com velocidade e disponibilidade.

PrósContras
Preço acessívelServidores lentos
Possui instalador de aplicativosAplicações limitadas ao servidor
Suporte técnicoSuporte ineficiente ou limitado
Interface gráfica para administrar o servidorPode ou não ter acesso root ao servidor
Pode ou não oferecer backupsE-mails com má reputação
A empresa que cuida das atualizações e serviçosNão é possível prever atualizações que serão executadas
Pode migrar a qualquer momento de empresa sem maiores dificuldadeTotal dependência do suporte dentro dos horários específicos
Oferecem serviços como e-mails, banco de dados, entre outrosPreço pode estar acima de uma VPS com qualidade inferior
 Podem cancelar a assinatura sem aviso prévio

VPS (Servidor Virtual Privado)

Diferente da hospedagem compartilhada, os servidores VPS são destinados a sites ou serviços que necessitam estar operando sob demanda e totalmente estável. Em resumo, com um servidor do tipo VPS é possível aumentar e diminuir as capacidades e processamentos a qualquer momento.

Em contrapartida às hospedagens compartilhadas, não é qualquer usuário que consegue realizar manutenção nesse tipo de servidor, já que muitas das vezes eles oferecem uma interface gráfica mínima e todas as instalações e configurações são provenientes de acesso a linha de comando (CLI). Requer um administrador com conhecimento avançado para manter operando não só os serviços mas também garantir a segurança das informações.

PrósContras
Total controle do servidorRequer conhecimento de sistemas operacionais e desenvolvimento em alguns casos
Configurações sob demandaRequer conhecimento sobre Firewall e segurança
Segurança e confiabilidadePode não oferecer serviços de e-mail e banco de dados
Atualizações e instalações por contaInstalações manuais através de linha de comando
Preço acessívelRequer acompanhamento de logs e do sistema
Servidor exclusivo e estável 
Poder de processamento 
Total liberdade para administrar os sistemas 

Contratar uma VPS ou Hosp. Compartilhada

Sem sombra de dúvidas a melhor aposta é numa VPS, já que os recursos são alocados exclusivamente de acordo com as necessidades do cliente. Por outro lado, a escolha não é simples.

Se você quer um site simples e não se preocupa com a qualidade e estabilidade, então vai de compartilhado, agora se você precisa de algo profissional e que não te deixe na mão, contratar uma VPS é a melhor escolha.

Os dois serviços funcionam para situações específicas e como você pode ter notado, tem seus prós e contras. A decisão final vem sempre do cliente ou das necessidades da empresa, você não vai encontrar essa resposta na Internet.

Agora que entendeu um pouco mais sobre cada serviço, assista nosso vídeo abaixo para se aprofundar nos assuntos abordados nesse artigo.

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Todos os nossos cursos em promoção
Todos os nossos cursos em promoção

Webstories

Todos os nossos cursos em promoção


Deixe um comentário
Aguarde...
Todos os nossos cursos em promoção