Meios de transmissões

Gunnar CorreaGunnar Correa14/04/2015 às 05:52:58 - 9.784 acessos

Existe basicamente três meios de transmissões que são eles, Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex.


Estes três modos de transmissão, tem por objetivo fazer com que um dado chegue certo a um determinado ponto. Para todos os equipamentos de comunicação existentes no mundo, todos usam um destes três tipos de transmissão.

Simplex – A transmissão é feita por um transmissor e o receptor apenas recebe estes dados, eles não podem enviar nada ao transmissor. Exemplo: Rádios FM/AM, Televisores analógicos.

Half-Duplex – A comunicação é feita nos dois sentidos, ambos são transmissores e receptores, porém um dado só pode ser enviado enquanto o outro não estiver enviando, ou seja, enquanto um fala o outro escuta e vice versa.  Exemplo: Rádios amadores, Rede de computadores.

Full-Duplex – A transmissão é feita em ambos os sentido, porém ambos podem enviar dados ao mesmo tempo, sem que haja colisões nos dados.  Este é o padrão usado em Celulares e toda rede de Telefonia.  Exemplo: Celulares, Telefones.

Fácil de entender, não? Mas se houver dúvidas, baixa deixar nos comentários.


Full-duplex Half-duplex Simplex Transmissões Dados Internet Protocolo Celular Octock Telefone Televisão

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.