Nossos cursos em promoção de férias

Meios de transmissões

Existe basicamente três meios de transmissões que são eles, Simplex, Half-Duplex e Full-Duplex.

Publicado em

Estes três modos de transmissão, tem por objetivo fazer com que um dado chegue certo a um determinado ponto. Para todos os equipamentos de comunicação existentes no mundo, todos usam um destes três tipos de transmissão.

Simplex – A transmissão é feita por um transmissor e o receptor apenas recebe estes dados, eles não podem enviar nada ao transmissor. Exemplo: Rádios FM/AM, Televisores analógicos.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Half-Duplex – A comunicação é feita nos dois sentidos, ambos são transmissores e receptores, porém um dado só pode ser enviado enquanto o outro não estiver enviando, ou seja, enquanto um fala o outro escuta e vice versa.  Exemplo: Rádios amadores, Rede de computadores.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Full-Duplex – A transmissão é feita em ambos os sentido, porém ambos podem enviar dados ao mesmo tempo, sem que haja colisões nos dados.  Este é o padrão usado em Celulares e toda rede de Telefonia.  Exemplo: Celulares, Telefones.

Imagem sem descrição.
Imagem sem descrição.

Fácil de entender, não? Mas se houver dúvidas, baixa deixar nos comentários.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...