No artigo passado você viu como trabalhar com o If e Else, então vai se lembrar da condição ==, que verifica se os valores são idênticos. Basicamente a função do Switch é esta, ele compara as condições, e se nenhum for satisfeita, ela permite executar uma chamada padrão.
Para entendemos melhor isto, imagine uma situação na qual devemos verificar qual o dia da semana. Veja o código abaixo para entender sua sintaxe.
Código 01:
<script>
var data = new Date();
var d = data.getDay(); //Retorna o dia da semana, começando por 0 equivalendo ao domingo.
switch(d){
case 0:
alert("Domingo");
break;
case 1:
alert("Segunda");
break;
case 2:
alert("Terça");
break;
case 3:
aert("Quarta");
break;
case 4:
alert("Quinta");
break;
case 5:
alert("Sexta");
break;
case 6:
alert("Sábado");
break;
default:
alert("Não identificado");
}
</script>
Agora vamos entender melhor cada parte:
Switch – Recebe por parâmetro o valor que será verificado.
Case: Informamos um valor a frente que será comparado, ou seja, o valor testado e se retornar verdadeiro executa a instrução contida nele.
Break: Se uma condição e operação foram realizadas, o break garante que nossa aplicação vai sair do switch e o outro case não serão testados.
Default: Se nenhuma condição foi satisfeita, o default assume como execução padrão, ou seja, ele sempre será executado caso nenhuma condição tenha sido reproduzida.
Com o Switch podemos comparar valores inteiros, quebrados, char, string entre muitos outros, porém lembre-se, apenas valores de igualdade, não podemos usar as condições do if.
Basicamente é isto, bem simples, não? Nos vemos no próximo artigo!