lm-sensors é um pacote de software que fornece uma maneira fácil de monitorar a temperatura, a voltagem e a velocidade dos ventiladores em sistemas Linux. Ele é amplamente utilizado por administradores de sistemas e entusiastas de hardware para garantir que os componentes do computador não superaqueçam, o que pode levar a falhas ou danos.
Sua principal aplicação é coletar dados e monitorar o comportamento do hardware, o que geralmente é feito ao detectar anomalias, como lentidão ou travamentos. O ideal é que o usuário abra um processo por vez enquanto utiliza o lm-sensors para verificar o consumo.
Para começar a usar o lm-sensors no Ubuntu, siga as etapas listadas a seguir:
- Abra o Terminal pressionando Ctrl + Alt + T no Ubuntu;
- Antes de instalar novos pacotes, é uma boa prática atualizar a lista de pacotes com o comando
sudo apt update
; - Instale o lm-sensors executando o comando
sudo apt install lm-sensors
.
Após a instalação, você precisa configurar o lm-sensors para detectar os sensores disponíveis no seu sistema, para isso, execute o comando abaixo. Siga as instruções na tela para detectar os sensores. Normalmente, você pode pressionar Enter para aceitar as opções padrão.
sudo sensors-detect
Depois de instalar e configurar o lm-sensors, você pode verificar a temperatura do processador e outros dados dos sensores com o comando abaixo. Este comando exibirá uma lista de sensores disponíveis e suas leituras atuais, incluindo a temperatura do processador, a voltagem e a velocidade dos ventiladores.
sensors
O lm-sensors também oferece opções para personalizar e automatizar o monitoramento. Você pode ajustar configurações e criar scripts para alertas em caso de temperaturas críticas. Consulte a documentação oficial do lm-sensors para mais informações sobre configuração avançada.
O comando free -h
é utilizado para exibir o uso de memória RAM no sistema de forma mais compreensível, apresentando os valores em unidades humanamente legíveis, como MB ou GB. Ele permite que o usuário veja a quantidade de memória livre, usada, e em cache, o que ajuda a diagnosticar problemas de desempenho relacionados ao uso de memória. É uma ferramenta útil para monitorar o consumo de recursos, especialmente em conjunto com outras ferramentas de análise de sistema, como o lm-sensors que acabamos de ver.