Um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster desenvolvido pela Adobe Systems. Considerado um líder de mercado dos editores de imagem profissionais, sua mais recente versão, o Adobe Photoshop CC corresponde a sua 18ª desde o seu lançamento.
Veja sua evolução desde o seu lançamento:
Disponível para sistemas Microsoft Windows e MAC OS X, mas também pode ser rodado em Linux através de um emulador.
Concebido em 1987, por Thomas Knoll, na Califórnia.
Knoll estava em casa elaborando sua tese de doutorado, quando criou um código em seu computador que exibia imagens em tons de cinza. Como o código não estava diretamente ligado a sua tese, ele não deu muita importância, só mais tarde quando seu irmão John Knoll se encantou pelo programa. Ambos trabalharam juntos para desenvolvê-lo, quando em 1990 quando viram ser lançado pela Adobe, a empresa compradora do software.
Os irmão Thomas e John iniciaram o desenvolvimento do Photoshop em 1987 e a versão 1.0 foi lançada pela adobe em 1990. O software era destinado desde o início como ferramenta de manipulação de imagens.
Apesar de ter sido concebido para edições de imagens para impressão em papel, o software está cada vez mais sendo utilizado para produzir imagens destinadas a web.
Dentre suas funções principais, podemos destacar:
Além disso, o software possui inúmeras ferramentas.
Por padrão, o Photoshop disponibiliza um formato denominado PSD, que tem como grande vantagem, manter todas as camadas de seu projeto, com isso você pode reeditá-los mais tarde. No entanto, o programa possui inúmeros formatos para exportação, entre eles: BMP, EPS, GIF, JPG, PNG, PDF, TIFF, entre outros.
Um software pago, que está disponível para desktops e mobile, em versão simplificada. Em um computador o programa pode ser testado por 30 dias, sem nenhuma taxa. Para maiores informações recomendo acessar o site oficial.
Essa foi uma pequena explicação das origens desse excelente software.
Até a próxima! :)