Acessando as configurações do .env no Laravel

O acesso ao arquivo de configurações do Laravel nos permite obter valores que será fácil de mudar e acessar.

Um dos primeiros arquivos que nos deparamos quando estamos aprendendo Laravel, com certeza é o .env, o famoso arquivo de configurações que fica na raiz do nosso projeto.

A gente sabe que ali podemos definir muitas configurações para mecanismos padrão do Laravel, como a comunicação do Eloquent com o driver MySQL. Esse processo se torna simples pelo fato do arquivo .env estar com algumas chaves já pré-configuradas, assim a gente só tem que ir lá e mudar o seu valor.

Muito mais do que apenas um arquivo para manter as configurações do framework, podemos utilizar o .env para configurações mais complexas, como armazenar um  token do Google Recaptcha, por exemplo.

Vamos partir do ponto que a gente tenha a chave mostrada abaixo no arquivo .env.

MY_ENV_VARIABLE="TOKEN_X_Y_Z"

Uma vez que a nossa chave esteja definida no .env e pode ser ela qual for, utilizamos a função env() passando como parâmetro o valor que queremos obter. Veja um exemplo no código abaixo.

<?php

$myEnvValue = env('MY_ENV_VARIABLE');

dd($myEnvValue);

Viu só como é rápido e  fácil? E assim finalizamos mais um artigo.

Atenção: Se você está utilizando o git para versionar seu projeto, não esqueça de declarar as suas variáveis de ambiente no arquivo .env.example.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário