Como baixar e instalar o XAMPP no Windows

Como baixar e instalar o XAMPP no Windows

Criamos um passo a passo que vai te ajudar desde o download, até a instalação e configuração inicial.

Durante o processo de desenvolvimento em PHP, por exemplo, precisamos de um servidor local com as mesmas configurações e se possível, versões das tecnologias que vamos utilizar no servidor em QA e em produção.

Veremos nesse artigo como baixar e instalar o Xampp com o PHP 7.4 juntamente com o MySQL/MariaDB. O processo é o mesmo para as demais versões, como o PHP 8.1 que já está disponível algum tempo.

Baixando e Instalando

Antes de mais nada, acesse o site https://www.apachefriends.org ou pesquise por Xampp no Google.

Pesquisa por Xampp no Google.
Pesquisa por Xampp no Google.

Caso você precise instalar uma versão antiga do PHP, clique no botão verde, do contrário, clique no botão indicado na imagem abaixo para realizar o download do PHP 8.1.1.

Baixando a última versão do Xampp.
Baixando a última versão do Xampp.

Caso tenha clicado no botão verde, você verá algumas das recomendações disponíveis. No nosso caso clicamos para baixar o PHP 7.4, no local indicado na imagem. Se você clicou para baixar o PHP 8.1, essa tela não irá aparecer para você, então basta ignorar.

Baixando uma versão antiga do Xampp.
Baixando uma versão antiga do Xampp.

Após o download, execute o arquivo baixado em modo administrador. Uma tela de confirmação irá surgir, clique em Yes para continuar a instalação.

Mensagem de confirmação de inicialização do instalador.
Mensagem de confirmação de inicialização do instalador.

A partir de agora o instalador será executado, você receberá uma mensagem de boas-vindas. Clique em Next para continuar.

Clique em Next para iniciar.
Clique em Next para iniciar.

Agora vem uma etapa muito importante, que é selecionar os serviços a serem instalados. No nosso caso mantivemos os aplicativos básicos para um desenvolvimento padrão com PHP. Marque ou desmarque a caixa de opção para  selecionar o que vai ser instalado. Quando estiver concluído, clique em Next.

Selecionando os aplicativos a serem instalados no Xampp.
Selecionando os aplicativos a serem instalados no Xampp.

Você deve agora selecionar o local de instalação do Xampp, nós mantivemos em c:\xampp. Em alguns casos você pode querer instalar no disco D: para garantir um backup. Clique em Next para continuar.

Escolha o diretório de instalação.
Escolha o diretório de instalação.

Na janela seguinte devemos escolher qual o idioma do Xampp, mantivemos English. Clique em Next.

Escolha do idioma do Xampp.
Escolha do idioma do Xampp.

Agora clique em Next para prosseguir com a instalação. Caso não queria abrir o site de ajuda, desmarque a caixa de seleção no centro da janela.

Instalador com guia de ajuda.
Instalador com guia de ajuda.

Essa é a janela final, caso queira mudar alguma configuração, volte para as etapas anteriores clicando em Back. Se estiver seguro, clique em Next para que a instalação inicie.

Confirmação de instalação.
Confirmação de instalação.

O processo de instalação poderá demorar um pouco dependendo do seu hardware, então garanta que nada que possa consumir o processamento esteja em execução.

Instalação do Xampp em andamento.
Instalação do Xampp em andamento.

Assim que a instalação terminar, clique no botão Finish. Note que a caixa de seleção no centro da janela está marcada, isso vai fazer com que o painel de controle seja iniciado imediatamente.

Instalação finalizada.
Instalação finalizada.

Iniciando os serviços do Xampp

Uma vez que a instalação esteja concluída, agora é necessário iniciar os serviços e sabermos onde devemos colocar nossos códigos.

Assim que o painel de controle do Xampp estiver aberto, clique no botão Start em frente ao Apache para começar a utilizar o PHP. Para utilizar o MySQL/MariaDB, clique no botão Start em frente ao MySQL.

Iniciando o Apache e o MySQL/MariaDB.
Iniciando o Apache e o MySQL/MariaDB.

Se nada deu errado, então ambos os serviços serão inicializados. Se por ventura você tiver o IIS instalado ou qualquer outro serviço na porta 80, será necessário uma configuração no php.ini.

Agora abra seu navegador de Internet e digite localhost, assim irá abrir a página de boas-vindas.

Você pode acessar de duas formas:

  • http://localhost
  • http://127.0.0.1

Ambos apontam para o mesmo serviço.

Para começar a programar, inclua seus arquivos na pasta C:\xampp\htdocs. Pense que essa é a root do servidor, então crie uma pasta para cada projeto e não deixe tudo jogado.
Para acessar o PHPMyAdmin, digite na barra de endereço do seu navegador: 127.0.0.1/phpmyadmin. Assim o acesso ao serviço do MySQL/MariaDB estará disponível.

Por padrão, as configurações de acesso ao banco de dados são:

  • Usuário (user) - root;
  • Senha (pass) - (em branco, vazio);
  • Servidor (host) - localhost
{
    "host" : "localhost",
    "pass" : "",
    "user" : "root",
}

Videoaula com o passo a passo

Caso você ainda tenha ficado com alguma dúvida, confira a nossa videoaula completa.

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário