Como criar e rodar um projeto no Laravel

Gunnar CorreaGunnar Correa19/05/2021 às 18:23:22 - 1.619 acessos

Conheça alguns conceitos do framework, o que é necessário para a instalação e execução.


Vamos ver nesse artigo um pouco sobre um dos framewoks mais utilizados no mercado do PHP, desde teorias até como fazer o download e execução.

O que é o Laravel

Laravel é um conjunto de scripts e biblioteca PHP escrito por diversos contribuintes, tendo a sua origem em 2011 criado inicialmente por Taylor B. Otwell e mantido sob a licença do MIT.

Todos esses conjuntos de scripts tem um único propósito, que é: Tornar o desenvolvimento de aplicações PHP mais rápido, padronizado e seguro.

Convencionalmente para se criar uma aplicação com um determinado banco de dados é necessário muitas classes, como: conexão com banco de dados, controller, métodos de consulta na modelo, entidade...além de ser necessário um conhecimento do banco de dados pretendido, como MariaDB, por exemplo. Em resumo, requer muitos processos para se criar desde um simples registro até uma aplicação mais complexa.

Com o Laravel todas as burocracias foram reduzidas e deu espaço a um ambiente mais produtivo, unindo o que há de melhor em Design Pattern, agilidade e segurança.

Site oficial do Laravel: https://laravel.com

Composer

Composer é um gerenciador de pacotes para o PHP, ele tem como finalidade tornar o processo de instalação, atualização e configuração de pacotes mais rápido e seguro, além de fornecer um pacote de comandos e recursos para qualquer aplicação, como autoload, por exemplo.

Site oficial do composer: https://getcomposer.org

Criando um projeto em Laravel

Para criar um novo projeto no Laravel é um processo bem simples, inicialmente é necessário ter o PHP instalado juntamente com o Composer.

Acesse a página Server Requirements, você ira notar uma série de extensões necessárias para o PHP, sem elas não é possível rodar o Laravel parcialmente ou até mesmo completamente.

Abra o terminal CMD no Windows ou o Power Shell, digite o comando abaixo e veja todos os pacotes instalados, comparando com os requisitos do Laravel, se tudo estiver lá, ótimo, caso algo esteja faltando, basta instalar.

php -m

Após checar todas as dependências, é necessário criar um novo projeto, para isso execute o comando abaixo no terminal cmd ou Power Shell, se você tiver o Brash instalado também poderá utiliza-lo.

composer create-project laravel/laravel nome_do_seu_projeto

Subindo um servidor Laravel

Com o projeto criado podemos utilizar um servidor do próprio Artisan para subir o nosso servidor, para isso, basta executar o código abaixo. Note que será impresso o endereço de acesso, ele é algo como http://127.0.0.1:8000, então digite esse endereço no navegador de internet.

php artisan serve

Subindo um servidor laravel com php artisan

Videoaula de Laravel para iniciantes

Veja a nossa videoaula, nela ensinamos como criar um novo projeto e subir um servidor, além de apresentar alguns conceitos.

Por hora é isso, nos vemos na próxima



laravel laravel 8 baixar laravel tutorial laravel laravel para iniciantes criar projeto laravel subir servidor laravel php laravel como criar um projeto em laravel curso de laravel aprenda laravel php

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com