Como iniciar um servidor PHP a partir de qualquer pasta do sistema

Com um simples comando de linha conseguimos iniciar um PHP em qualquer parte do sistema.

Publicado em

Em diversos momentos do dia a dia do programador PHP é necessário iniciar um servidor, seja através do Xampp ou qualquer outro serviço. Esses serviços são bem fáceis e práticos, mas requer que o projeto esteja dentro de uma pasta específica.

Uma vez que o PHP esteja instalado e pronto para utilização, podemos abrir o terminal do Windows ou Linux, inserir uma linha de comando informando o endereço e porta, para finalmente termos nosso servidor em qualquer pasta do sistema.

Agora que você já entendeu a importância, basta abrir o terminal na pasta que deseja iniciar o servidor e rodar o comando abaixo. Obs. Utilizamos esse comando no Windows mas vale também para o Linux.

php -S localhost:3000

Iniciando um servidor PHP no terminal Bash.
Iniciando um servidor PHP no terminal Bash.

Veja que definimos o endereço como localhost e a porta como 3000. Na imagem acima vemos os comandos:

  • ls - Lista o conteúdo do diretório;
  • cat - Mostra o conteúdo arquivo;
  • php -S... - Inicia o servidor PHP.
Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...