Como ver a versão do Laravel via CLI ou pelo arquivo

Podemos visualizar a versão atual do projeto via CLI ou consultando os arquivos do Framework.

São inúmeros os motivos que nos levam a necessidade de saber qual a versão atual do projeto, como, por exemplo, antes de uma possível atualização para versões mais recentes. Seja qual for o caso, vamos ver nesse artigo como consultar a versão através de dois meios.

Vale lembrar que se você precisa mudar a versão do seu framework, verifique se o seu servidor atende aos requisitos necessários.

Consulta por comando de linha

Utilizando o CLI, abra um terminal e insira o comando Artisan abaixo.

php artisan --version

Você verá algo mais ou menos assim: Laravel Framework 8.48.1

Consulta por arquivo

Pode parecer estranho querer ver a versão nos arquivos do Laravel sendo que o uso do CLI é mais prático, porém, em ambiente de produção pode ocorrer dos desenvolvedores não terem acesso ao Shell.

Navegue até o arquivo vendor\laravel\framework\src\Illuminate\Foundation\Application.php. Agora basta olhar a constante VERSION, ela exibe a versão que estamos procurando.

Como ver a versão do Laravel via arquivo
Como ver a versão do Laravel via arquivo

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário