Configurando TimeZone no Laravel

Com o ajuste de Timezone, podemos mudar o padrão de data e hora que são utilizados no sistema.

Publicado em

TimeZone, ou fuso horário como também é conhecido, refere-se a uma região geográfica onde o mesmo padrão de tempo é seguido. Em aplicações, a configuração correta do TimeZone é essencial, ela influencia diretamente como datas e horas são interpretadas e armazenadas. Uma escolha inadequada pode levar a erros na exibição de horários e cálculos de tempo, impactando a integridade dos dados na aplicação. Configurar o TimeZone corretamente é crucial para assegurar o funcionamento preciso e confiável das operações temporais.

Saber e conhecer os padrões de TimeZone é fundamental, já que o armazenamento de datas e horas erradas podem comprometer a autenticidade dos dados e prejudicar, por exemplo, em uma futura auditoria, além de vários outros problemas.

O Laravel como um excelente Framework, nos permite facilmente mudar qual o TimeZone padrão da nossa aplicação, para isso, abra o arquivo config/app.php. Identifique nesse arquivo indice timezone e troque pelo valor pretendido, conforme mostra o exemplo abaixo.

//Valor padrão
'timezone' => 'UTC',

//Agora vamos alterar para o fuso de São Paulo
'timezone' => 'America/Sao_Paulo',

Mas não se preocupe se você precisar de outro fuso horário, existem diversas tabelas de fuso horário que podem ser encontradas na internet.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Todos os nossos cursos em promoção
Todos os nossos cursos em promoção

Webstories

Todos os nossos cursos em promoção

Todos os nossos cursos em promoção

Deixe um comentário
Aguarde...
Todos os nossos cursos em promoção