Criando um sistema de comentários em PHP

Gunnar CorreaGunnar Correa30/04/2017 às 08:03:52 - 18.052 acessos

Desenvolva um sistema de comentários utilizando apenas o PHP e MySQL.


Ter um sistema de comentários nativo em sua aplicação, é algo muito interessante para seus usuários e para o autor do conteúdo a ser comentado. Uma grande vantagem de ter seu próprio sistema de comentários, é que você tem total controle dos usuários que estão comentando, e também receber as notificações de que uma postagem foi comentada.

Um sistema de comentários nada mais é do que a junção de cadastros e consultas através de um endereço de acesso (link de identificação). O mais recomendável para um deste nível, é que apenas usuários cadastrados possam fazer comentários, pois assim não precisamos implementar um mecanismo se segurança para robôs e também podemos bloquear um usuário se for necessário.

É recomendável que a tabela de comentário tenha uma ligação com a tabela de usuário, e também se possível com a tabela responsável por exibir os conteúdos do site a ser comentado. Resumidamente o comentário precisa estar ligado com o usuário que comentou e também com a ‘página’ que será comentada. Na figura 1 você pode ver de forma simples como ficaria está ligação das tabelas com o comentário.

Banco de dados, modelo de um sistema de comentários

Figura 1: Modelo de tabela estruturada

Para que você entenda melhor, confira nossa videoaula, logo abaixo está disponível os algoritmos para download.

Qualquer dúvida deixe nos comentários.



Sistema comentários PHP Aula PHP grátis Comentários PHP Sistema comentário download Desenvolvimento site PHP Sistema PHP banco de dados PHP

Compartilhe


Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web (FIPP), Especialista em Tecnologias na Educação (Unoeste) e Pós-graduando em Segurança da Informação (Universidade Cruzeiro do Sul). Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.



Site atualizado

Olá, nosso site recebeu uma nova atualização e por conta disso, alguns artigos ainda estão sendo atualizados. Dependendo do conteúdo que você procura, poderá encontrar imagens e trechos de códigos mal formatados.

Estamos trabalhando para normalizar todos os conteúdos, muito em breve, esse problema não mais existirá.


Comentários