Envio de mensagem para o Telegram com PHP

Gunnar CorreaGunnar Correa27/01/2021 às 21:40:57 - 1.778 acessos

Envio de mensagem para o Telegram com PHP

Para enviar as mensagens em grupos requer além da biblioteca PHP diversas configurações.


Hoje em dia é comum uma empresa ou grupo de pessoas ter diversos canais de comunicação, como Instagram, Twitter e Telegram, mas o fato é que sempre que precisarmos notificar nossos participantes, temos que ficar copiando e colando a mensagem em vários canais, não é mesmo? Para resolver esse problema, que no final do mês você terá economizado bastante tempo, podemos usar serviços que agendam as

publicações mas como também construir nosso próprio sistema de notificação.

Neste artigo vamos ver como criar uma aplicação em PHP que será responsável por enviar mensagens em grupos no Telegram, e tudo isso com poucas linhas de código, biblioteca pronta e algumas configurações.

Telegram como usar o BotFather

Existe um usuário especial no Telegram que podemos adiciona-lo, em seguida, ele nos permitirá criar robôs e fazer várias outras configurações, esse usuário é o BotFather, um mecanismo do próprio Telegram.

Ao final do artigo você confere nossa videoaula ensinando passo a passo cada processo descrito no artigo, mas vamos entender como ele funciona.

Basicamente precisamos adicionar esse usuário, solicitar a criação de um novo Robô, atribuir um nome, username e se você quiser, poderá alterar a imagem dele.

Ao criar o Robô, você receberá um token único e intransferível, guarde com muito cuidado essa informação, pois utilizaremos ela mais a frente.

Após criar o nosso Robô, precisamos criar um grupo e é muito importante incluir o seu Robô nesse grupo, pois é ele quem vai enviar as mensagens.

BotFather no Telegram, como usar

Alguns comandos úteis para utilizar no Robô.

 

  • /mybot - Lista todos os Robôs criados pelo seu usuário
  • /newbot - Cria um novo Robô
  • /setuserpic - Altera a imagem do Robô

Obtendo o ID do chat do Telegram

Obter o ID do chat não é um processo simples, mas também não é complicado, digamos que ele fica escondido e precisamos acha-lo.

Existem várias formas de se obter esse ID, mas vamos executar de uma forma rápida e simples. Tudo o que você precisa fazer, é consultar a URL abaixo no seu navegador ou no Postman, passando o token que você obteve com o seu Robô, e por fim consultar o node chat->id, revelando assim o ID que precisamos utilizar.

Para que o processo acima funcione, é de suma importância que você envie uma mensagem no Telegram para o seu Robô e não para o grupo.

https://api.telegram.org/bot<YourBOTToken>/getUpdates

 Download conteúdo da aula

Todo conteúdo ministrado na aula está disponível em nosso repositório no Github, você pode acessá-lo em: https://s.satellasoft.com/7LQ7j-g.
 

//Require do Composer utilizado na aula
composer require telegram-bot/api

Videoaulas Bot Telegram com PHP

Todas as cinco videoaulas estarão disponíveis no Youtube e você pode conferi-las gratuitamente.

 



php robo telegram envio mensagem telegram telegram php api php send telegram message envio de mensagens com php php integração com telegram telegram bot com php botfather php telegram php com telegram botfather telegram

Compartilhe nas redes sociais



Gunnar Correa

Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.


Fórum

Ficou com alguma dúvida? utilize nosso fórum de perguntas e respostas, lá nossa comunidade poderá te ajudar.

https://forum.satellasoft.com