Instalando o Laravel a partir do Composer

A partir de um pacote padrão do Composer podemos criar um novo projeto utilizando a versão mais recente.

Laravel é um dos principais frameworks PHP, há vagas de trabalho atuais que exigem conhecimento dessa tecnologia, então, se você quer estar bem posicionado no mercado, não pode deixar de estudar o Laravel.

Existem várias formas de instalar o Laravel, aqui nós vamos utilizar o Composer, vamos partir do ponto que você já tenha a ferramenta instalada. Caso não conheça ou tenha dificuldade com o Composer, recomendo estudar nosso curso gratuito Introdução ao Composer.

Na pasta onde você deseja criar seu projeto, abra o terminal, insira o comando abaixo e pressione enter. Atenção, seu terminal deve estar definido para a pasta atual.

composer create-project laravel/laravel meu_projeto_laravel

Note que onde está meu_projeto_laravel, troque para o nome do seu projeto, assim automaticamente os pacotes serão baixados e instalados.

Após o download do projeto estar como concluído, vamos retornar ao terminal e mudar seu endereço para a pasta criada, para isso insira o comando abaixo.

cd meu_projeto_laravel

Agora basta iniciar o servidor com o comando do artisan através do comando abaixo. No nosso exemplo foi iniciado um serviço no endereço localhost na porta 8000, ex: http://localhost:8000.

php artisan serve

 

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário