Mini Framework MVC com PHP

Mini Framework MVC com PHP

O padrão MVC é um dos mais utilizados na construção de aplicações WEB

Publicado em

Muitos frameworks proprietários ou de terceiros, utilizam o padrão MVC, e hoje, você aprenderá na prática como ele realmente funciona. Esse padrão é um pré-requisito no mercado de trabalho, então espere ver essa skill na lista de competências enviadas pelos recrutadores.

O MVC trabalha lado a lado com a orientação a objetos, assim, possibilitando a criação de aplicações mais consistentes, fáceis de trabalhar, executar manutenção e até mesmo, contratar outras pessoas para trabalhar no projeto.

 O MVC é uma abreviação de Model, View e Controller, no bom português, Modelo, Visão e Controladora. Para entender melhor o que é isso, imagine que são camadas ou diretórios em um projeto, e cada uma dessas camadas, tem a sua própria responsabilidade, veja abaixo quais são.

Model - Camada de acesso a base de dados, como MySQL, API, arquivo TXT, entre outros.

View - Arquivo de interface, contém o HTML que será entregue ao cliente.

Controller - Camada que intermedeia a visão e modelo, ela também é responsável por realizar validações e definir quando cada operação deverá ser executada.

Ilustração camadas MVC com PHP
Ilustração camadas MVC com PHP

Agora que você entendeu um pouco melhor do que se trata o MVC, confira nossa playlist com todas as aulas referente a esse conteúdo.

Playlist: https://www.youtube.com/watch?v=A1rVfAZ4hk8&list=PLuJ48A-nezofjoofb9b62TxoSCg9zSQmI&index=2

Repositório no Github: https://s.satellasoft.com/AhjOw-g

Então é isso, vou ficando por aqui, e até logo.

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. Fundador da SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário
Aguarde...