O que é PDO e porque utilizá-lo no PHP

O que é PDO e porque utilizá-lo no PHP

PDO é uma abreviação para PHP Data Objects, que é uma extensão responsável por se comunicar com diversos drivers de banco de dados.

PDO é uma abreviação para PHP Data Objects, que é uma extensão responsável por se comunicar com diversos drivers de banco de dados, dentre eles:

  • MySQL;
  • SQL Server;
  • Oracle;
  • SQL Lite;
  • Outros.

No total a biblioteca suporta 12 drivers distintos, alguns deles já mencionados acima, porém você pode consultar todas na página oficial.

PDO é uma ótima alternativa a classe do MySQLi, porém ambas tem muitas coisas em comum e é sempre importante saber quais classes são suportadas no seu servidor. Na maioria das vezes é necessário fazer uma breve configuração no PHP.ini.

PHP e MySQL são como café e leite, ambos tem uma química muito boa e podemos até nos atrever a dizer que, PDO é muito mais utilizado com o MySQL/MariaDB do que qualquer outro banco disponível. Isso se da pelo fato de ambas as tecnologias serem baratas, rápidas e acessíveis a nível de implantação.

Segurança nas transações com PDO

Existem vários ótimos motivos para utilizar a classe PDO, mas vamos focar no quesito de segurança, já contamos com os Prepared Statements.

Nos sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), uma Instrução Preparada (Prepared Statements), nada mais é do que um mecanismo que reduz ou remove ameaças, como possíveis ataques de SQL Injection. Basicamente a tecnologia recebe o SQL, pré-compila as informações antes de ser executada de fato, recebendo os dados de cada coluna, como podemos ver abaixo.

Classe de conexão com PHP e PDO.
Classe de conexão com PHP e PDO.

Como ativar o PDO 

A forma de ativar pode variar muito de aplicação para aplicação, como o uso do CPanel, Direct Admin ou até mesmo em servidores locais, como o Xampp ou Wamp.

No php.ini, remova o ponto e vírgula (;) da frente da extensão de driver desejada, algumas delas são: 
 
;extension=pdo_firebird
extension=pdo_mysql
;extension=pdo_oci
;extension=pdo_odbc
;extension=pdo_pgsql
;extension=pdo_sqlite

Note que as extensões tem o prefixo pdo_, sendo assim, você pode fazer essa busca no arquivo para encontrar mais rápido.

Alguns servidores, como os de hospedagens compartilhadas, não permitem a alteração do php.ini, mesmo que você crie um novo arquivo ele é ignorado. Nesses casos, a configuração deve ser realizada no lado da infra ou no painel administrativo, como mostra a imagem abaixo.

Configuração PDO no Direct Admin
Configuração PDO no Direct Admin

Curso de PHP com PDO

Agora que você já sabe da importância da classe PDO para desenvolvedores PHP, te apresentamos o curso PDO COM PHP: APRENDA A FAZER UM CRUD COM MYSQL.

Nesse minicurso você aprenderá a criar sua própria classe de conexão com o banco de dados MySQL, além de criar os métodos necessários para as transações com o banco. Vamos criar uma aplicação prática para cadastro de clientes, assim fixando o conteúdo e entendo melhor a funcionalidade de cada parte do código.

Não é necessário conhecimento prévio para acompanhar o curso.

Matricule-se em: https://s.satellasoft.com/tMvME-as

Gunnar Correa
Gunnar Correa

Autodidata, Graduado em Desenvolvimento Web, Especialista em Tecnologias na Educação e Pós-graduando em Segurança da Informação. Começou seus estudos na área de programação quando era criança, e atualmente, está estudando desenvolvimento de jogos. É CEO do portal SatellaSoft, criado em 2009 com o intuito de compartilhar conhecimento de forma gratuita e inédita.

Deixe um comentário